Ambiência Brasília
Eustaquio Ferreira
Animais de Estima√ß√£o X Sa√ļde e Urbanidade
27/06/2018
Pesquisa realizada pelo IBGE (PNS 2013) deu conta de que 28,9 milh√Ķes de unidades residenciais, o equivalente a 44,3% dos domic√≠lios do pa√≠s t√™m pelo menos um cachorro. O total de c√£es em domic√≠lios brasileiros seria, √† √©poca, 52,2 milh√Ķes, uma m√©dia de 1,8 cachorro por resid√™ncia que tem c√£es.

Os gatos est√£o em 17,7% dos domic√≠lios no Brasil, isto √©, 11,5 milh√Ķes de resid√™ncias. A popula√ß√£o de gatos no pa√≠s foi estimada em 22,1 milh√Ķes. O Distrito Federal, com 6,9%, √© a unidade como menor percentual de lares que abrigam gatos.

O Distrito Federal, a exemplos de v√°rias cidades no mundo, estabeleceu normas para a manuten√ß√£o de animais dom√©sticos com a Lei Distrital 2.095/98, que disp√Ķe no artigo 3¬ļ a obrigatoriedade do recolhimento das fezes dos animais deixadas em locais p√ļblicos. 

Algumas pessoas entendem que as fezes dos c√£es seriam adubo, da√≠ a desnecessidade de recolh√™-las. A Organiza√ß√£o Mundial de Sa√ļde alerta que supera a 200 os tipos de zoonoses, doen√ßas transmitidas a humanos por outros animais vertebrados, tais como fungos, bact√©rias, v√≠rus e parasitas. Os vermes s√£o os parasitas mais comuns.

Os cuidados expressos na Lei Distrital 2.095/98 uma vez incorporados às práticas dos donos de cães evitarão a contaminação dos lares, por sapatos contaminados, das crianças que correm descalças pelas quadras e de outros animais de estimação.

Comentários

Carregando notícias...
COPYRIGHT © - PORTAL ALÔ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
ANUNCIE | FALE CONOSCO | COMERCIAL | EXPEDIENTE | TRABALHE CONOSCO