Ambiência Brasília
Eustaquio Ferreira
As Chuvas e a √Āgua Pot√°vel de Bras√≠lia
26/07/2017
?A popula√ß√£o do Distrito Federal cresceu em termos absolutos 62.386 habitantes no ano de 2016 ou a raz√£o de 2,14% ao ano, segundo o IBGE. Por outro lado, o consumo m√©dio de √°gua pot√°vel por seus habitantes, um dos mais altos do pa√≠s √©, segundo dados do Sistema Nacional de Informa√ß√Ķes Sobre Saneamento, de 187 litros por dia.

Considerando os dados de crescimento populacional anual e o consumo médio per capita conclui-se que há um aumento de demanda de 11.666.184 litros por ano ou pouco mais de 135 litros por segundo.

A Barragem do Rio Descoberto foi conclu√≠da em 1974. Daquele √©poca para hoje j√° se v√£o quatro d√©cadas e n√£o se fizeram outras capta√ß√Ķes de porte que pudesse suportar o aumento da demanda por √°gua pot√°vel.

A Barragem de Corumbá IV teve seus estudos iniciados em 2001 e foi inaugurada em 2006. Faltavam as obras de adução, tratamento e interligação com o sistema de distribuição do Distrito Federal que atrasaram por motivos diversos, em que pese os recursos para execução dos serviços estarem assegurados pelo BNDES.

As obras de captação do Bananal e do Paranoá, ainda por finalizar, serão um reforço importante até que o Sistema de Corumbá IV possa garantir o abastecimento sem sobressaltos. O que se constata é que a falta de água potável para a população tem menos a ver com o regime pluvial que com o planejamento do abastecimento.

Comentários

Carregando notícias...
COPYRIGHT © - PORTAL ALÔ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
ANUNCIE | FALE CONOSCO | COMERCIAL | EXPEDIENTE | TRABALHE CONOSCO