Ambiência Brasília
Eustaquio Ferreira
As Flores e Cores dos Ipês
06/06/2018
Finalzinho de maio, entrando em junho e as folhas dos Ip√™s Roxos da Asa Norte come√ßaram a cair e dar lugar √†s flores, iniciando assim, a temporada multicor dos Ip√™s, √°rvore s√≠mbolo do Brasil e paix√£o de muitos dos brasilienses. A temporada do Ip√™ Roxo se estende at√© agosto. Uns florescem antes e outros em seguida.  O Ip√™ √© uma caducif√≥lia, ou seja, ele perde todas as folhas. As folhas que caem d√£o lugar √†s flores.

O ip√™ roxo √© aquele que come√ßa a temporada. Depois dele vir√° o amarelo, com uma explos√£o de luz, no final de julho e agosto. Em setembro e outubro ocorre o ip√™ branco-r√≥seo. Sua flores tem um car√°ter delicado. O √ļltimo a florir, entre aqueles que comp√Ķem a flora de Bras√≠lia, em outubro e novembro, √© o Ip√™ Rosa.

A página na internet, denominada Cerradania, em publicação de 31 de dezembro de 2017, informa que Brasília terá o Ipê Vermelho cuja floração se dá em agosto e setembro. Ele é oriundo do Vale do Jequitinhonha, transição entre o cerrado e a caatinga. Teremos que esperar alguns anos pois à época da publicação eram mudas.

O livro √Ārvores Brasileiras, de Harri Lorenzi, lista 45 variedades de Ip√™s: 7 amarelos, batata, b√≥ia, 4 brancos, cabeludo, cascudo, cavat√£, claro, comum, cumbuca, da serra, da v√°rzea, da flor verde, de Minas, do brejo, do campo, do cerrado, do morro, felpudo, mamona, mandioca, mirim, ovo de macuco, pardo, peroba, preto, rajado, rosa, roxo, roxo da mata, roxo da bola, roxo sete folhas, roxo do grande, tabaco, una e verde.

Comentários

Carregando notícias...
COPYRIGHT © - PORTAL ALÔ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
ANUNCIE | FALE CONOSCO | COMERCIAL | EXPEDIENTE | TRABALHE CONOSCO