Ambiência Brasília
Eustaquio Ferreira
Dia mundial sem carro
06/10/2017
Atividades como fechamento de estacionamento, quadra 6 do SCS, passeio de bicicleta e caminhadas foram promovidos no dia 22 de setembro p.p. a propósito do Dia Mundial sem Carro. O objetivo foi estimular o uso de outras formas de deslocamento e transporte, diferentes do carro de uso individual.

O uso do carro parece ser a melhor opção de transporte. Seu usuário tem liberdade de horário e privacidade. Pode atender a vários compromissos em locais diferentes. Entretanto, a cada dia fica mais demorado o deslocamento, decorrência dos engarrafamentos causados pelo elevado número de veículos nas vias.

As campanhas são necessárias, mas tem pouca ou nenhuma possibilidade de mudar os hábitos de uso de transportes. Não há transporte coletivo de qualidade, nem mesmo em quantidade suficiente. Caso os usuários de automóveis atendessem ao apelo de mudar não haveria metrô ou ônibus em quantidade, qualidade ou que que os levem ao destino.

Antes de empreender as campanhas há que multiplicar os carros do metrô nas linhas existentes, construir novas linhas, implementar os projetos de VLT projetados, melhorar os serviços de transporte em ônibus, com regularidade e qualidade.

Mesmo onde há bons serviços de transporte coletivos as pessoas tendem a usar o automóvel. Em Londres, o uso do automóvel no centro está sujeito a pedágio, medida  desestimulo. A melhoria do transporte coletivo é condição para a mudança de hábito.

Comentários

Carregando notícias...
COPYRIGHT © - PORTAL ALÔ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
ANUNCIE | FALE CONOSCO | COMERCIAL | EXPEDIENTE | TRABALHE CONOSCO