Ambiência Brasília
Eustaquio Ferreira
Inverno começa assustando
28/06/2017
Nesta segunda-feira, 26/6/2017, em conversa com meu irmão que mora em apartamento na Asa Sul, ele reclamava do frio e estava usando agasalho em casa. Posteriormente, outra pessoa também me disse sentir mais frio que o comum da época.

O inverno que começou no dia 21 de junho e vai até 22 de setembro promete. Nesta semana foi registrada a menor mínima do ano igual a 12,1°C. Para quinta-feira e sexta desta semana, a previsão é de que as mínimas cheguem a 11°C.

A mais baixa temperatura em Brasília com valor absoluto de 1,6 °C foi registrada em 18/07/1975. Tem-se a impressão que quando a cidade tinha uma taxa menor de ocupação, menos edifícios e outras obras de concreto e menor área pavimentada havia uma menor acumulação de calor o que permitiria menores temperaturas.

Há uma avaliação de que a ocorrência do fenômeno El Niño, com o aquecimento das águas do oceano não ocorra ou tenha pouca intensidade. Há previsão de chegada a Brasília de massas de ar frio procedentes do Sul do continente e que causariam quedas acentuadas das temperaturas. Em outras regiões ocorreriam geadas e neve.

O inverno em Brasília é ainda consubstanciado por fortes secas, caracterizadas não só pela ausência de chuvas, mas principalmente pela queda da umidade relativa do ar. É o tempo de ter o cuidado com a hidratação por ingestão de líquidos e por cuidados nas habitações e nos locais de trabalho.

Comentários

Carregando notícias...
COPYRIGHT © - PORTAL ALÔ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
ANUNCIE | FALE CONOSCO | COMERCIAL | EXPEDIENTE | TRABALHE CONOSCO