Ambiência Brasília
Eustaquio Ferreira
Inverno Rigoroso em Brasília ?
02/05/2018
O m√™s de maio sempre foi um m√™s de poucas chuvas no Planalto Central. √Č o come√ßo da seca. Para esta semana, as previs√Ķes n√£o passam de 5% de possibilidades esperadas de chuvas a cada dia. Avistando o c√©u tem-se a impress√£o de que poderia chover a qualquer momento, mas n√£o √© o que se espera.

Junto com a escassez das chuvas vem a baixa umidade e temperaturas mais amenas, especialmente nas madrugadas. O inverno excepcionalmente mais rigoroso no hemisf√©rio Norte, com neve frequente em Nova Iorque e at√© mesmo neve no Coliseu, em Roma e em partes da Gr√©cia, parece ter influenciado pessoas do hemisf√©rio Sul. 

Talvez impressionados com os rigores do clima naquele hemisf√©rio surgiu um boato de que o inverno de 2018, por aqui seria o mais rigoroso dos √ļltimos cem anos. Tal boato teria grassado nas redes sociais e gerado apreens√£o.

O fato √© que o pr√≥prio Diretor do INMET, Sr. Francisco Diniz, entendeu ser prudente emitir Nota de Esclarecimento onde ele d√° ci√™ncia de que compete ao Instituto Nacional de Meteorologia, fazer as previs√Ķes relacionadas aos fatos.

Segundo ele o boato não se apoia em qualquer fundamento técnico/científico, ou de pesquisa climatológica ou de previsão climática. Relaciona, em sua nota, as ocorrências de temperaturas abaixo de zero, em anos diversos, uma em Minas Gerais e as demais no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Esperemos que ele tenha razão.

Comentários

Carregando notícias...
COPYRIGHT © - PORTAL ALÔ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
ANUNCIE | FALE CONOSCO | COMERCIAL | EXPEDIENTE | TRABALHE CONOSCO