Ambiência Brasília
Eustaquio Ferreira
Inverno Rigoroso em Brasília ?
02/05/2018
O mês de maio sempre foi um mês de poucas chuvas no Planalto Central. É o começo da seca. Para esta semana, as previsões não passam de 5% de possibilidades esperadas de chuvas a cada dia. Avistando o céu tem-se a impressão de que poderia chover a qualquer momento, mas não é o que se espera.

Junto com a escassez das chuvas vem a baixa umidade e temperaturas mais amenas, especialmente nas madrugadas. O inverno excepcionalmente mais rigoroso no hemisfério Norte, com neve frequente em Nova Iorque e até mesmo neve no Coliseu, em Roma e em partes da Grécia, parece ter influenciado pessoas do hemisfério Sul. 

Talvez impressionados com os rigores do clima naquele hemisfério surgiu um boato de que o inverno de 2018, por aqui seria o mais rigoroso dos últimos cem anos. Tal boato teria grassado nas redes sociais e gerado apreensão.

O fato é que o próprio Diretor do INMET, Sr. Francisco Diniz, entendeu ser prudente emitir Nota de Esclarecimento onde ele dá ciência de que compete ao Instituto Nacional de Meteorologia, fazer as previsões relacionadas aos fatos.

Segundo ele o boato não se apoia em qualquer fundamento técnico/científico, ou de pesquisa climatológica ou de previsão climática. Relaciona, em sua nota, as ocorrências de temperaturas abaixo de zero, em anos diversos, uma em Minas Gerais e as demais no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Esperemos que ele tenha razão.

Comentários

Carregando notícias...
COPYRIGHT © - PORTAL ALÔ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
ANUNCIE | FALE CONOSCO | COMERCIAL | EXPEDIENTE | TRABALHE CONOSCO