Ambiência Brasília
Eustaquio Ferreira
Teatro Nacional Continuará Fechado
09/05/2018
O Teatro Nacional de Brasília, obra tombada pelo Instituto Patrimônio Histórico, inaugurada em 21 de abril de 1966 teve suas atividades suspensas em janeiro de 2014 para cumprimento das recomendações do Corpo de Bombeiros. Entre as questões levantadas pela fiscalização estaria a falta de Carta de Habite-se. 

Depois de funcionar por 48 anos, uma obra tombada como patrimônio não deveria ter questionada a ausência de Carta de Habite-se, ainda que o documento não seja encontrado, seria melhor dar ênfase a melhorias de conforto e segurança.

A construção do Teatro se deu em respeito às normas vigentes nos anos 60. Muitas normas mudaram, a exemplo daquelas de acessibilidade às pessoas com deficiência. Outras relacionadas à segurança contra incêndio vieram a posteriori e ensejam cuidados, especialmente após a ocorrência de sinistros de grandes proporções.

A impossibilidade de acesso às exigências formuladas pelo Corpo de Bombeiros impede uma avaliação mais acurada das questões formuladas. Por certo elas são necessárias, mas dificilmente implicariam em mudanças estruturais do Teatro Nacional.

Ainda não há perspectiva de término da reforma do Teatro Nacional. Neste ínterim, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro se vê obrigada a fazer suas apresentações ora aqui, ora ali, em locais tais como o Centro de Convenções Ulisses Guimarães, no Cine Brasília ou em Parques.

Comentários

Carregando notícias...
COPYRIGHT © - PORTAL ALÔ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
ANUNCIE | FALE CONOSCO | COMERCIAL | EXPEDIENTE | TRABALHE CONOSCO