Caleidoscópio Cultural
André Cunha
A Disneyl√Ęndia marxista
Ideia quixotesca ganha contornos kafkianos no livro satírico que rendeu ao autor a expulsão do exército vermelho
21/06/2018
Nos confins da China rural um burocrata tem uma ideia com remotas possibilidades de dar certo: comprar o corpo embalsamado de Vladmir L√™nin e exibi-lo num mausol√©u que receberia milh√Ķes de turistas por ano, transformando a regi√£o numa esp√©cie de parque tem√°tico revolucion√°rio. O plano, baseado em rumores de jornais velhos de que a m√ļmia do l√≠der bolchevique (at√© hoje em exibi√ß√£o na Pra√ßa Vermelha, em Moscou, n√£o sem controv√©rsia) n√£o estaria sendo ‚Äúbem tratada‚ÄĚ pelos russos, √© de uma ingenuidade comovente. A forma como chefe Liu, o alpinista social e pol√≠tico que sonha em ser t√£o grande quanto o presidente Mao, pretende realiz√°-lo, nem tanto.

 

Lan√ßado no Brasil pela Record, Os beijos de L√™nin, escrito por Yan Lianke, uma ‚Äúcaricatura p√≥s moderna do sonho comunista que esconde um capitalismo desenfreado‚ÄĚ segundo o The New York Times Book Review e um livro que ‚Äúsatiriza uma sociedade perversa na qual o poder e o dinheiro s√£o idolatrados indiscriminadamente‚ÄĚ na opini√£o do Wall Street Journal, levou o pr√™mio Franz Kafka em 2014. Faz sentido.

 

As exasperantes descri√ß√Ķes das condi√ß√Ķes clim√°ticas, o apego aos detalhes legais e econ√īmicos, a sensa√ß√£o de sentir-se um inseto numa esmagadora cadeia de comando, todas essas caracter√≠sticas e muitas outras conferem ao livro o leg√≠timo adjetivo ‚Äúkafkiano.‚ÄĚ Coisas bizarras s√£o narradas com naturalidade e massacres descritos com uma pureza quase b√≠blica. Vista pelos isolados habitantes das montanhas, a Revolu√ß√£o parece um show de aberra√ß√Ķes e de viola√ß√Ķes aos direitos humanos: saques, extors√Ķes, massacres e humilha√ß√Ķes de deficientes f√≠sicos.

 

Sou informado que a publicação de Os Beijos de Lênin rendeu a Yan Lianke a expulsão do Exército Popular de Libertação da China. E penso: seria sua obra contrarrevolucionária?


Comentários

Carregando notícias...
COPYRIGHT © - PORTAL ALÔ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
ANUNCIE | FALE CONOSCO | COMERCIAL | EXPEDIENTE | TRABALHE CONOSCO