Caleidoscópio Cultural
André Cunha
Caçada ao androide fantasiado
Clientes endinheirados frequentam parque temático sem-noção na nova série da HBO
09/11/2016
?Imagine um jogo interativo ao estilo RPG (Role Playing Game) no qual se interage com androides demasiado humanos. Imagine ainda que o cenário é o velho oeste norte-americano. Imagine mais: que esse lugar oferece experiências altamente reais a preços exorbitantes, tipo uma aventura pra milionários. Pois toda essa parafernália imaginária pode ser conferida em Westworld, a nova série da HBO criada por Jonathan Nolan, o irmão menos famoso porém igualmente pretensioso de Cristopher Nolan.

Tanta imaginação pra nada. Usando a estratégia que já foi chamada com propriedade de nolanismo - tom didático e excesso de passagens expositivas –, a série parte de uma premissa desprovida de verossimilhança. Por exemplo: no parque temático Westworld os clientes podem ter relações sexuais com os androides, mas não fica claro se podem pegar doença venérea. Eles também podem “matar” os androides com suas armas de fogo a qualquer momento, mas não podem ser mortos, o que deixa as cenas de tiroteio com um clima pra lá de pastelão. O parque promete a experiência de imersão total ao cliente, mas creio que nenhum deles escolheria esse grau de totalidade. De modo que se alguém se encher daquela baboseira narrativa pode simplesmente chacinar todo mundo, inclusive outros clientes, pois não fica claro quem é cliente e quem é androide. Imaginem os problemas jurídicos engendrados por esse tipo de incidente.

Ou seja: só uma pessoa não muito preocupada com a própria integridade física frequentaria um lugar assim, aliás o tipo de pessoa que iria à parques temáticos em ilhas isoladas lotadas de dinossauros carnívoros. Opa, peraí. A série é inspirada no filme Westworld (1973), de Michael Crichton, autor dos livros que inspiraram a franquia Parque dos Dinossauros.

Bem que eu imaginei que Jonathan Nolan não tinha imaginado nada.


Comentários

Carregando notícias...
COPYRIGHT © - PORTAL ALÔ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
ANUNCIE | FALE CONOSCO | COMERCIAL | EXPEDIENTE | TRABALHE CONOSCO