Caleidoscópio Cultural
André Cunha
Considere-se hipnotizado
Não deixe de ver, de cabeça aberta, o excêntrico suspense satírico Corra!
17/05/2017
“Eles não são racistas” garante a namorada branca Rose (Allison Willians) ao namorado negro Chris (Daniel Kaluuya) quando vão conhecer os pais dela (um neurocirurgião e uma terapeuta especialista em combater o tabagismo via hipnose) num subúrbio rico e não exatamente miscigenado. E eles de fato não parecem.

Um filme que “captura nosso zeitgeist” (espírito do tempo, ou o pulso de uma era, ou o clima de uma época) segundo a revista Forbes, e “um show de horrores atormentado por tensões raciais e sagacidade satírica” segundo a Rolling Stone, não há dúvida que Corra! (2017), em cartaz no país a partir da próxima quinta, dia 18, dirigido por Jordan Peele, tocou num nervo: o desconforto que negros sentem na presença de brancos ultra esclarecidos que fazem questão de verbalizar o quanto não são racistas, o quanto amam os negros, o quanto ouviram falar por aí de suas proezas sexuais. Chris não está muito afim de discutir a “experiência afro americana”, só quer ser gentil, simpático e discreto e sair dali o mais rápido possível. Mas não vai ser tão fácil.

O que seria mais um filme de temática racial ganha uma dimensão inesperada quando Peele, até então um comediante de sucesso mas-nada-extraordinário, resolve brincar de cineasta sério: em termos formais, Corra! (no original Get Out,  melhor traduzido como Saia ou Vaza) é um suspense nota 9,0 que alcança níveis de tensão semelhantes ao sinistro O Albergue (2005).  Sim, os brancos no filme são todos representados de modo meio ridículo, mas isso não o torna menos divertido, afinal estamos falando de uma sátira.

Uma mistura de sátira e suspense, portanto, Corra! aborda a temática racial de forma transversal e nada óbvia, como uma mera ferramenta narrativa. Não há uma bandeira, um manifesto. Peele não levanta uma tese. Ele conta uma história (destaque pra trilha sonora).  Está de ótimo tamanho. 


Comentários

Carregando notícias...
COPYRIGHT © - PORTAL ALÔ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
ANUNCIE | FALE CONOSCO | COMERCIAL | EXPEDIENTE | TRABALHE CONOSCO