CaleidoscĂłpio Cultural
André Cunha
É o veneno da moda. Vâmo batê palma?
Livro de estreia de Geovani Martins faz a cabeça da zona sul e conquista mercados
17/04/2018
Cenário do mundialmente premiado Tropa de Elite (2007), do amplamente celebrado Cidade de Deus (2002), do volumoso romance homônimo de Paulo Lins, da série global Cidade dos Homens e de incontáveis produções audiovisuais, musicais e literárias, objeto de inúmeros estudos sociológicos e antropológicos, a favela carioca se espalha pela paisagem cultural brasileira. Ganha uma bala perdida quem acertar o tema do próximo Rock In Rio.

 

Fiquei sabendo um pouco mais sobre esse lugar extravagante lendo “o novo fenĂ´meno literário brasileiro vendido para oito paĂ­ses”, o livro que deixou o cantor e compositor Chico Buarque chapado, o volume de contos elogiado pelo cronista AntĂ´nio Prata e o documentarista JoĂŁo Moreira Salles, enfim, o petardo de estreia de Geovani Martins, O Sol na Cabeça, publicado pela Cia das Letras – “treze contos que retratam a infância e a adolescĂŞncia de moradores de favelas como jamais foram retratados”, “uma nova lĂ­ngua brasileira chega Ă  literatura com força inĂ©dita.”  

 

Acontece que o “corre” dos favelados, a precariedade dos serviços públicos, o cotidiano tenso das comunidades por onde circulam traficantes, milicianos e policiais corruptos, os conflitos entre o morro e o asfalto, os rolezinhos, os baculejos, as gírias – dropar, menó, geral, etc -, tudo isso já foi retratado, nada disso é inédito. Chico, Antônio e João se revelaram verdadeiros cabecinhas – aqueles que veem-se velozmente e veementemente fustigados pelos efeitos de substâncias psicotrópicas - ao tecer tão hiperbólicos elogios ao livro de Geovani. Que é até um fino bem bolado, dá uma brisa legal, mas nem de longe deixa chapado.

 

Convidado pra vários programas de auditório da Rede Globo e pauta de inúmeros suplementos literários, o fato é que o autor conquistou seu lugar ao sol na paisagem cultural brasileira. Mérito da substância ou baixa tolerância dos usuários?


Conversa com Bial — Geovani Martins fala sobre seu livro 'O Sol na Cabeça' 02/04/2018

Comentários

Carregando notícias...
COPYRIGHT © - PORTAL ALÔ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
ANUNCIE | FALE CONOSCO | COMERCIAL | EXPEDIENTE | TRABALHE CONOSCO