CaleidoscĂłpio Cultural
André Cunha
Jesus salva. Pimentel copia e cola
RepĂłrter experiente infla a prĂłpria reportagem
11/09/2018

Algo extraordinário ocorreu na Judéia no século zero. E algo estranho ocorreu no Brasil no século XXI no processo de elaboração do livro Jesus: uma reportagem, de Luiz Cesar Pimentel, publicado pela editora Seoman, selo do Grupo Editorial Pensamento voltado para “cultura pop, biografias e atualidades.”


O que, exatamente? Digamos que algumas decisões editoriais inusitadas, como a transcrição de longos trechos dos evangelhos canônicos, apócrifos e demais fontes históricas que compõem as sagradas escrituras. Além de copiosas citações ao longo da reportagem há dezenas de páginas dedicadas a reprodução de textos de domínio público, como a parábola do bom samaritano (Lucas 10:30-35) e a crucificação de Cristo (Mateus, 27:46-50). Da página 123 a 173, por exemplo, só há citações desse tipo. Estamos falando de um Ctrl C Ctrl V de cinquenta páginas! Jesus!


O livro também conta com quadradinhos biográficos de personagens centrais na narrativa cristã, como... Paul Verhoeven – “Formado em Matemática e Física pela Universidade de Leiden, na Holanda, fez grande sucesso entre meados da década de 1980 e início dos anos 1990 dirigindo filmes como Robocop, Vingador do Futuro e Instinto Selvagem.” Hã? O critério é o seguinte: o cineasta holandês participou de um seminário sobre cristologia. Ora, quem nunca? Trata-se um assunto que desperta o interesse, certo?


A orelha do livro informa que o autor é “especialista em Mídia Digital pela Universidade de Berkley e pelo Poyter Institute”, já passou pelas principais redações do país, lançou livros como Pitty – Cronografia: Uma Trajetória em Fotos (Ideal, 2014), Manual do Estilo de Vida (Legacy, 2017) – que coisa estilosa! – e “recebeu o Shorty Awards, o Oscar das redes sociais.” Ualala! Talvez por dedicar-se com tamanho afinco às redes sociais o oscarizado Pimentel tenha se esquecido como é o estilo de vida das pessoas comuns: elas levam livros na mochilas – em geral pesadas – e costumam ter a bíblia em casa.


Comentários

Carregando notícias...
COPYRIGHT © - PORTAL ALÔ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
ANUNCIE | FALE CONOSCO | COMERCIAL | EXPEDIENTE | TRABALHE CONOSCO