CaleidoscĂłpio Cultural
André Cunha
série
O reino desencantado de Matt Groenning
Criador de Os Simpsons reinventa a Idade MĂ©dia
28/09/2018















Desencantar: tirar o encanto; desiludir; fazer perder o encanto, a graça, o charme. O verbo, de conotação nĂŁo muito otimista, inspirou Matt Groening no projeto (Des)encanto – no original Disenchantment â€“ a nova sĂ©rie de animação do criador de Os Simpsons, já disponĂ­vel no Netflix. Mas o que precisamente perdeu o encanto, no caso? A idade mĂ­dia. Digo, a Idade MĂ©dia.

 Contando a histĂłria de trĂŞs improváveis amigos – uma princesa alcoĂłlatra, um elfo e um demĂ´nio – num reino chamado Terra dos Sonhos, a sĂ©rie mergulha no imaginário medieval e explora, com humor afiado, seus mais recorrentes personagens (reis, magos, gigantes e grifos) e estereĂłtipos (cruzadas, casamentos dinásticos, feitiços, sociedades secretas e a busca pelo Elixir da Vida, fonte de imortalidade). O fio condutor dessas criaturas e peripĂ©cias Ă© a princesa Bean, uma prĂ©-adolescente que enfrenta todos os dilemas tĂ­picos da idade: busca por independĂŞncia, conflitos com o pai, paixonites agudas, amizades intensas e desejos aflorados.

 Se a sĂ©rie Os Simpsons, há dĂ©cadas no ar, já perdeu muito do seu encanto original, pode-se dizer que Des(encanto) estreou com vigor. AlĂ©m de trazer o humor tĂ­pico de Groening – situações surreais, quebra de expectativa, reviravoltas absurdas, diálogos repletos de observações psicolĂłgicas sarcásticas – exala o ar jovial das novas ideias e projetos e sobretudo do novo contexto histĂłrico. Muitas referĂŞncias culturais que apareciam de forma explĂ­cita em Os Simpsons aparecem aqui de modo implĂ­cito, o que exige do espectador alguma capacidade de inferĂŞncia ou algum conhecimento sobre a Ă©poca. Chega a lembrar os episĂłdios especiais de dia das bruxas – Treehouse of Horror – nos quais os roteiristas levavam o já excĂŞntrico desenho a paroxismos de loucura. 

 Ao tirar o encanto e o charme da idade mĂ©dia, tratando-a com a ironia tĂ­pica da idade mĂ­dia, Groening produziu um entretenimento da melhor qualidade, que provoca o espectador e o convida a ver o mundo com outros olhos. O resultado Ă© encantador.


Comentários

Carregando notícias...
COPYRIGHT © - PORTAL ALÔ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
ANUNCIE | FALE CONOSCO | COMERCIAL | EXPEDIENTE | TRABALHE CONOSCO