CaleidoscĂłpio Cultural
André Cunha
O triunfo do prosaico
Quinto volume da biografia de Karl Ove Knausgard se limita a mais do (adorável) mesmo
29/08/2017
Por que os livros da série Minha Luta, escritos pelo norueguês Karl Ove Knausgard, são tão viciantes? No quinto e mais recente volume da volumosa biografia, A Descoberta da Escrita, publicado pela Companhia das Letras, assim como nos outros, nada de extraordinário acontece, é a vida de um everyman, um “homem comum.” Karl Ove tem vinte anos, sonha em ser escritor, se apaixona, toma uns porres, briga, sonha em ter uma banda, se apaixona de novo e seu “narcisismo pueril” sofre “toda sorte de golpes.”

A ação se passa no fim dos anos 80 e a garotada curte pós-punk britânico. Todo mundo é pelo menos classe média. Dá pra conhecer um bocado sobre a cultura norueguesa, o que é interessante. Mas a mágica de Knausgard é outra: são as pequenas descobertas filosóficas em meio a copiosas trivialidades, são os arroubos autodestrutivos e autogratulatórios, as oscilações de humor, os ataques de culpa e de ansiedade.

Tornar-se escritor, o grande tema do livro, Ă© um processo que envolve falta de inspiração – “Eu tentava, mas nĂŁo vinha nada, sobre o que eu escreveria?” -, excesso de autocrĂ­tica – “trĂŞs páginas, trĂŞs meses de trabalho” -, originais rejeitados – “Os editores nĂŁo reconheceriam um escritor genial nem que tivessem um enfiado no rabo” -, plágios – “VocĂŞ acha que eu sou burra? VocĂŞ estava aqui, leu o meu texto e escreveu uma variação dele” - e ciĂşmes literários – “Eu já tinha lido muitos textos de Tore e sabia: eram todos muitos melhores do que qualquer coisa que eu já tivesse escrito”, mas tambĂ©m envolve um objetivo claro que transcende sua insegurança crĂ´nica e seu constante medo do ridĂ­culo:  “Eu queria escrever, era a Ăşnica coisa que eu queria.”  

NĂŁo há duvida que ele foi atrás do que queria e escreveu um monte de livros. Considerado hoje o maior escritor norueguĂŞs da sua geração, Knausgard foi traduzido em várias lĂ­nguas e recebeu uma penca de prĂŞmios. 


Comentários

Carregando notícias...
COPYRIGHT © - PORTAL ALÔ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
ANUNCIE | FALE CONOSCO | COMERCIAL | EXPEDIENTE | TRABALHE CONOSCO