Caleidoscópio Cultural
André Cunha
#tatodomundoquerendo
Espalhe a hashtag e ajude a mudar o nome em português do novo filme de Richard Linklater
19/10/2016
Fico zonzo e confuso com certos nomes que dão pros filmes no Brasil. Dazed and Confused, inspirado numa música do Led Zepelim, saiu como Jovens, Loucos e Rebeldes (1993). Já sua “sequência espiritual”, segundo o diretor Richard Linklater, estreia nessa quinta, dia 20, como Jovens, Loucos e Mais Rebeldes (2016). No original Everybody Wants Some, inspirado numa música do Van Halen, bora combinar que ficaria bem melhor algo como Todos Querem Algum, Todo Mundo Tá Afim, Tá Todo Mundo Querendo ou até Geral Tá Pilhado. 

Sem dúvida expressaria com mais honestidade a ideia do filme, uma comédia ao estilo anos 80 repleta de farras, transas e bebedeiras, enfim, a esplendorosa irresponsabilidade da juventude. Num clima de extrema competição e camaradagem, atletas universitários interagem entre si e com o mundo sem o intermédio cel phones ou Ipads em 1980 – ele conversam, marcam encontros, deixam bilhetes, revelam segredos em público, dançam (a trilha merecia outro texto) e flertam muito, na cara dura. É preciso se expor, participar “ter coragem pra parecer estúpido” resume uma personagem adorável. Bem, se Linklater quis dar esse título com esse verbo – WANT – deve ter seus motivos. E o cara não é qualquer um, mas o autor do delirante Waking Life (2001) e do oscarizado e aclamado Boyhood (2014), que conseguiu a proeza de cravar nota 100 no Metacritic, bora respeitá-lo.

Não há razão comercial pra fazer a ligação entre Jovens, Loucos e Rebeldes e Jovens, Loucos e Mais Rebeldes, uma curiosidade pra cinéfilos. Se não há a referencia no original, por que teria na tradução? Sugiro que ou os caras da distribuidora Califórnia Filmes deixem o título em inglês ou mudem, porque ficou ruim pra c%¨&*@%#! Eu quero. Você não quer? Então.

#tatodomundoquerendo


Comentários

Carregando notícias...
COPYRIGHT © - PORTAL ALÔ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
ANUNCIE | FALE CONOSCO | COMERCIAL | EXPEDIENTE | TRABALHE CONOSCO