Carreira
Leonardo Grapeia
A morte do Brainstorming
13/09/2017
?A morte do brainstorming, certamente vocĂȘ jĂĄ ouviu essa palavra ou jĂĄ participou de alguma discussĂŁo que envolveu esse modelo.  Relembrando o tema, Brainstorming nada mais Ă© do que um grupo de pessoas dando palpite para desenvolvimento de um produto ou buscando solução de um problema.  Foi muito utilizado nos Ășltimos tempos, mas com  evolução das empresas, hoje essa tĂ©cnica foi substituĂ­da pelo “Design Thinking”.  

Design Thinking Ă© um conjunto de mĂ©todos e processos para abordar problemas, relacionados Ă  aquisição de informaçÔes, anĂĄlise de conhecimento e propostas de soluçÔes. Como uma abordagem, Ă© considerada a capacidade para combinar empatia em um contexto de um problema, de forma a colocar as pessoas no centro do desenvolvimento de um projeto; criatividade para geração de soluçÔes e razĂŁo para analisar e adaptar as soluçÔes para o contexto. Adotado por indivĂ­duos e organizaçÔes, principalmente no mundo dos negĂłcios, bem como em engenharia e design contemporĂąneo, o design thinking tem visto sua influĂȘncia crescer entre diversas disciplinas na atualidade, como uma forma de abordar e solucionar problemas. 

Duas razĂ”es para o Brainstorming ser odiado, segunda a Revista HSM Managemen: 

1. Enquadramento do problema Ă© fraco: Existem dois tipos de pessoas nas sessĂ”es de Brainstorming: os extrovertidos, que vociferam suas ideias por mais irrelevantes que sejam, e os introvertidos, que querem estar em qualquer outro lugar menos ali.  Ambos sĂŁo desafiados a pensar fora da caixa.  Para evitar esse problema, estimule as pessoas a pensarem dentro de uma Caixinha, bem definida. Em seguida, estimule com perguntas.

2. Os suspeitos de sempre falam as coisas de sempre: Em vez de trazer para reuniĂŁo a equipe mais relevante e diversificada, muitos lideres de projeto convidam um grande nĂșmero de pessoas por razoes politicas.  
Comentários

Carregando notícias...
COPYRIGHT © - PORTAL ALÔ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
ANUNCIE | FALE CONOSCO | COMERCIAL | EXPEDIENTE | TRABALHE CONOSCO