Carreira
Leonardo Grapeia
Disney ‚Äď Magia da cultura da empresa
28/06/2017
N√£o sei se todos os meus leitores tiveram a oportunidade de visitar a terra m√°gica de Walt Disney, se ainda n√£o teve essa oportunidade, n√£o deixa de continuar sonhando, certamente um dia esse sonho vai se realizar. 

Disney √© um exemplo em excel√™ncia de atendimento aos clientes, com processos bem definidos e principalmente o sorriso de todos que pulsa desde a sua chegada at√© a sua partida. 

Reproduzo Artigo do Claudio Nasajon, que sintetizou muito bem essa magia.

Certa vez eu estava com meus filhos visitando a Disneyworld, em Orlando, quando percebemos quemeu filho mais velho, na √©poca com sete anos, havia perdido um bon√© rec√©m-comprado. Perguntamos a um jardineiro que estava pr√≥ximo se ele sabia onde era a sess√£o de ‚Äúachados e perdidos‚ÄĚ. O homem parou de limpar o jardim e nos levou a uma das lojas pr√≥ximas que vendiam bon√©s. Chegando l√° pediu para meu filho mostrar o modelo de bon√© que havia perdido. Meu filho mostrou. O funcion√°rio puxou um bloquinho de cupons da Disney do bolso traseiro e comprou um bon√© novo para o meu filho. ‚ÄúUm presente do Mickey. Voc√™s est√£o aqui para passar bons momentos, ent√£o, fa√ßam isso‚ÄĚ, disse-nos sorrindo.

No jarg√£o t√©cnico, isso se chama ‚Äúempowerment‚ÄĚ  que numa tradu√ß√£o horr√≠vel significa ‚Äúempoderamento‚ÄĚ da linha-de-frente. Quantos gerentes (n√£o jardineiros, gerentes) voc√™ conhece que t√™m essa autonomia? Agora faz a conta: um bon√© custa $2, $3 e eles vendem por $9,99. Compensa? Sem d√ļvida! 

J√° contei essa hist√≥ria para pelo menos 100.000 pessoas em palestras, artigos e semin√°rios nos √ļltimos 15 anos (meu filho hoje tem 22). 


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