Carreira
Leonardo Grapeia
Disney – Magia da cultura da empresa
28/06/2017
Não sei se todos os meus leitores tiveram a oportunidade de visitar a terra mágica de Walt Disney, se ainda não teve essa oportunidade, não deixa de continuar sonhando, certamente um dia esse sonho vai se realizar. 

Disney é um exemplo em excelência de atendimento aos clientes, com processos bem definidos e principalmente o sorriso de todos que pulsa desde a sua chegada até a sua partida. 

Reproduzo Artigo do Claudio Nasajon, que sintetizou muito bem essa magia.

Certa vez eu estava com meus filhos visitando a Disneyworld, em Orlando, quando percebemos quemeu filho mais velho, na época com sete anos, havia perdido um boné recém-comprado. Perguntamos a um jardineiro que estava próximo se ele sabia onde era a sessão de “achados e perdidos”. O homem parou de limpar o jardim e nos levou a uma das lojas próximas que vendiam bonés. Chegando lá pediu para meu filho mostrar o modelo de boné que havia perdido. Meu filho mostrou. O funcionário puxou um bloquinho de cupons da Disney do bolso traseiro e comprou um boné novo para o meu filho. “Um presente do Mickey. Vocês estão aqui para passar bons momentos, então, façam isso”, disse-nos sorrindo.

No jargão técnico, isso se chama “empowerment”  que numa tradução horrível significa “empoderamento” da linha-de-frente. Quantos gerentes (não jardineiros, gerentes) você conhece que têm essa autonomia? Agora faz a conta: um boné custa $2, $3 e eles vendem por $9,99. Compensa? Sem dúvida! 

Já contei essa história para pelo menos 100.000 pessoas em palestras, artigos e seminários nos últimos 15 anos (meu filho hoje tem 22). 


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