Espaço Aberto
Edson de Castro
A economia com novo perfil
01/08/2017
Aos poucos, a economia brasileira vai melhorando e não há como negar. Antes, tínhamos quase 14,5 milhões de desempregados. 

Agora, o total caiu para 13,5 milhões. E se a geração de empregos persistir, técnicos estimam que o Brasil poderá iniciar janeiro de 2018 com 12 milhões de pessoas sem ocupação. 

Será uma redução das mais significativas e terá reflexos em vários setores da economia.

Ao mesmo tempo, o Banco Central reduziu a taxa Selic para 9,25%, o que facilita o acesso ao crediário usado pelas camadas menos favorecidas. 

A Selic já esteve em 13%, o que foi cruel para o consumo e para a economia em geral.

A melhor notícia é da queda da inflação. “Ela está em 3,5% nos últimos doze meses”, disse o presidente Temer, em pronunciamento pelas redes sociais. Na verdade, tem-se hoje deflação, que é a inflação negativa. Os juros do cartão de crédito vêm caindo, o que deixa o comércio otimista para o dia dos pais, 13 de agosto.

A maioria dos lojistas consultados pelo Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal estima aumento de até 3% nas vendas para a data, contra 2,5% registrados ano passado.

É esperar para ver, mas as mais recentes pesquisas sinalizam que os pais modernos e sintonizados com os avanços da tecnologia desejam ganhar de presente dos filhos televisores de última geração, celulares e gravatas de grife.

O dia dos pais, em termos de consumo, é a quarta melhor data, só perdendo para o natal e os dias das mães e dos namorados. 

Em Brasília, o gasto médio com presentes deve ficar em R$ 190 contra R$ 170 do ano passado. E os cartões de crédito devem responder por 90% do faturamento das lojas.

A maioria delas, onde podem ser comprados presentes para os pais, já está decorada e facilitando as formas de pagamento como estímulo ao consumo. 

Tem-se, assim, a receita ideal para elevar o faturamento do comércio. 

Comentários

Carregando notícias...
COPYRIGHT © - PORTAL ALÔ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
ANUNCIE | FALE CONOSCO | COMERCIAL | EXPEDIENTE | TRABALHE CONOSCO