Espaço Aberto
Edson de Castro
Brasília repaginada
18/07/2017
?Aos 57 anos, Bras√≠lia precisa de uma repagina√ß√£o em alguns setores. Afinal, a cidade criada em 1960 para ter apenas 500 mil habitantes conta hoje com tr√™s milh√Ķes, se considerada a popula√ß√£o das cidades-sat√©lites.

E mais: ninguém projetou a frota automobilística porque naquela época tinha-se apenas uma fábrica de carros no Brasil, implantada pelo presidente Juscelino Kubitschek, o genial criador de Brasília.

Passadas quase seis d√©cadas de sua inaugura√ß√£o, a capital da Rep√ļblica conta atualmente com mais de 1.500.000 de ve√≠culos registrados no Departamento de Tr√Ęnsito.

Falta √† popula√ß√£o um servi√ßo de Metr√ī eficiente ligando as principais cidades-sat√©lites ao Plano Piloto, o que certamente poder√° tirar centenas de ve√≠culos de circula√ß√£o.

A Asa Norte e Sobradinho precisam contar com o transporte metrovi√°rio para melhorar a qualidade de vida de significativa parcela da sociedade.

Ainda no capítulo da repaginação, a avenida W3 Sul necessita de obras urgentes. Suas calçadas e marquises estão em situação deplorável e não há vagas suficientes para carros e outros veículos, o que explica, em parte, as mais de 100 lojas fechadas na principal artéria da capital.

A crise na W3 Sul e na W3 Norte representa, pelo total de lojas fechadas, mais de 250, pelo menos mil pessoas desempregadas. 

As obras feitas no Setor Comercial Sul sinalizaram dias melhores, mas como ali h√° mais vida de dia do que √† noite, espera-se uma luz no fim do t√ļnel.

A popula√ß√£o tamb√©m reivindica mais √īnibus, seguran√ßa, hospitais efetivamente dotados de equipamentos e escolas p√ļblicas com o m√≠nimo de condi√ß√Ķes para funcionar. Pode parecer muito, mas √© o m√≠nimo necess√°rio para atender a cidade.
Comentários

Carregando notícias...
COPYRIGHT © - PORTAL ALÔ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
ANUNCIE | FALE CONOSCO | COMERCIAL | EXPEDIENTE | TRABALHE CONOSCO