Espaço Aberto
Edson de Castro
Comércio na expectativa
03/10/2017
?Na semana em que será comemorado o dia dos pais,  os empresários em todo o país mostram-se com um otimismo moderado em relação ao crescimento das vendas. 

O setor mais conservador estima expansão entre 1% e 1,8%. Já os otimistas apostam em um resultado positivo entre 2% e 3%. Razões não faltam a este último grupo.

Seus integrantes alegam, por exemplo, que somente no Distrito Federal, com 30 mil lojas de rua e de shoppings, onde trabalham 100 mil pessoas, o pagamento de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS – injetou na economia algo perto de R$ 200 milhões.

A tese tem procedência porque em duas datas especiais – no dia das mães (14 de maio) e no dia dos namorados (12 de junho) – a liberação do FGTS permitiu que houvesse crescimento médio de 2% nas vendas.

Tudo porque entre os que receberam o dinheiro do FGTS  64% usaram para pagar dívidas e os 36% restantes compraram roupas, sapatos, presentes ou mesmo viajaram, revela pesquisa feita pelo Sindivarejista no Plano Piloto e em cidades-satélites.

Considerada a quarta melhor data para vendas, só perdendo para o natal, dia das mães e dia dos namorados, o dia dos pais tem uma peculiaridade: na maioria dos casos, os presentes são adquiridos pelas mães.  

Estima-se que apenas 35% dos filhos comprem os presentes para os pais.

Depois de fechar positivamente as vendas nas datas especiais de maio a junho, o comércio considera que, se o faturamento do dia dos pais, domingo que vem, for positivo, tudo indica que o do natal também será.

Afinal, o pior da crise econômica já passou, a inflação despencou, os juros caíram e o presidente Michel Temer foi o grande vencedor do julgamento na Câmara e, ao que tudo indica, governará até 31 de dezembro de 2018.

Quanto ao tabuleiro político com vistas ao Palácio do Buriti, muitas peças ainda serão movidas, todas voltadas para as eleições de outubro do ano que vem. Há que se ter cautela, uma ferramenta importante no cenário político.

Comentários

Carregando notícias...
COPYRIGHT © - PORTAL ALÔ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
ANUNCIE | FALE CONOSCO | COMERCIAL | EXPEDIENTE | TRABALHE CONOSCO