Espaço Aberto
Edson de Castro
Criminalidade que preocupa
22/05/2018
O aumento na escalada da violência no Distrito Federal tem alarmado grande parte da população, seja nas cidades-satélites, seja no Plano Piloto, aí incluídos o Lago Sul e o Lago Norte. Num tom de indignação, a população pede urgentes providências ao Governo do Distrito Federal.

Sim, porque s√≥ ele tem condi√ß√Ķes de aumentar o esquema de seguran√ßa 24 horas por dia nas √°reas mais visadas por criminosos.
Comerciantes que recolhem impostos exigem do governo medidas para reduzir os √≠ndices de criminalidade. H√° relatos de que marginais assaltam √† luz do dia tanto no Plano Piloto como em Taguatinga, Sol Nascente, Ceil√Ęndia, Samambaia, Gama e outras localidades.

√Č verdade que a taxa de desemprego coloca na marginalidade centenas de pessoas que poderiam estar trabalhando, mas a quest√£o √© mais profunda e passa pelos bancos escolares. Se num col√©gio p√ļblico ou privado um adolescente aprende que o certo √© estudar e trabalhar, dificilmente ele vai entrar para o crime.

No entanto, h√° escolas em situa√ß√£o dram√°tica. Sem bancos, sem quadro negro, com poucos professores e ‚Äď muito importante ‚Äď sem alimenta√ß√£o e transporte para os alunos.
Em ano de elei√ß√Ķes gerais, espera-se dos pol√≠ticos a√ß√Ķes visando reduzir a viol√™ncia que toma conta do Distrito Federal. Lament√°vel em todos os aspectos.

Mudando de assunto: o com√©rcio varejista do DF teme queda nas vendas durante a Copa do Mundo. √Č que, se o Brasil chegar √† final, dois jogos do escrete brasileiro ter√£o sido aos domingos e os cinco restantes em dias √ļteis ‚Äď ou pela manh√£ ou √† tarde, em fun√ß√£o do fuso hor√°rio, for√ßando o fechamento de lojas de rua e de shoppings em determinados per√≠odos. A Copa vai de 14 de junho a 15 de julho, na R√ļssia.

Numa Copa, em dias de jogos do Brasil, pela manhã ou à tarde, o fluxo de consumidores nas lojas desaba. Somente lojas que vendem material esportivo podem ter alguma melhora no faturamento por conta do Mundial.

Durante a Copa, a cada quatro anos, a grande maioria da popula√ß√£o fica com a sua aten√ß√£o voltada para os jogos, o que √© natural. 

Comentários

Carregando notícias...
COPYRIGHT © - PORTAL ALÔ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
ANUNCIE | FALE CONOSCO | COMERCIAL | EXPEDIENTE | TRABALHE CONOSCO