Espaço Aberto
Edson de Castro
O cenário do inverno
13/07/2017
?A onda de frio que atinge Brasília vai continuar pelo menos nos próximos quatro dias. Daqui até lá, ela estará monopolizando as atenções. No entanto, quem se espanta com a sensação térmica de 4 graus durante as madrugadas deste julho de 2017 deve se recordar de uma marca ainda pior.

Quem chegou a Brasília antes dos anos 80 sabe que, em 1975, em julho, houve um dia em que os termômetros desceram a 1 grau por volta das 20 horas. Durou pouco, é verdade, não mais do que quatro horas, mas ficou na memória de jornalistas e outros profissionais que labutavam no Setor de Indústrias Gráficas.

O frio de agora mexe com os estoques de inúmeras lojas, principalmente, as grandes lojas de departamento. O comércio especializado em roupas e agasalhos para o inverno esperava um frio típico do inverno na capital da República, mas não tão intenso como agora porque veio acompanhado de baixa umidade relativa do ar e ventos.

Se de um lado as baixas temperaturas causam mal-estar em centenas de pessoas, na outra ponta elas contribuem para que o comércio venda mais cobertores, luvas, mantas, casacos e até aquecedores de ambiente. 

Comerciantes que em junho haviam estimado aumento de, no máximo, 2,5% nas vendas de mercadorias para o inverno agora reavaliam e apostam em 5%. 

O importante para quem ganha pouco é que agora o governo reduziu de 490% para cerca de 330% ao ano os juros do cartão de crédito no rotativo. E o crediário ficou mais fácil com juros menores.

A inflação despencou em meio à crise política que atinge o país e espera-se que, qualquer que seja o desfecho deste imbróglio, o ambiente econômico não seja prejudicado. Afinal, o Brasil tem hoje 14 milhões de desempregados que esperam, há meses, uma luz no fim do túnel. A volta da inflação prejudicará quem tem pouco para sobreviver e luta para se manter no emprego.
Comentários

Carregando notícias...
COPYRIGHT © - PORTAL ALÔ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
ANUNCIE | FALE CONOSCO | COMERCIAL | EXPEDIENTE | TRABALHE CONOSCO