Espaço Aberto
Edson de Castro
Vendas em alta no comércio
10/10/2017
Na semana em que se vai comemorar o dia da criança, na próxima quinta-feira, 12 de outubro, o comércio está otimista em relação às vendas, que devem crescer entre 4% e 6%, dependendo do segmento e do poder de compra das famílias.

Pesquisa realizada pelo Sindivarejista – Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal – indica crescimento na aceitação dos cartões de crédito, que devem responder por 95% do faturamento das lojas, contra 92% do ano passado. 

É que as taxas de inadimplência vêm caindo, o que significa, na prática, mais consumidores aptos a usar o crediário e o chamado dinheiro de plástico.

Neste último fim de semana, principalmente em shoppings centers, lojas especializadas em brinquedos estavam lotadas de pais e filhos escolhendo o presente mais adequado de acordo com o bolso de cada um. Assim, o gasto médio com presentes deve ficar em R$ 100 contra R$ 90 do dia da criança no ano passado.

Brinquedos, roupas, calçados e material esportivo, como camisas de times de futebol, figuram entre os presentes mais vendidos, mas o ápice das vendas vai ser mesmo no dia 12, que será um feriado em que o comércio funcionará em todo o DF, exatamente para facilitar a corrida às lojas.

Com a queda gradativa dos juros e da inflação, o consumo vem subindo, o que justifica o otimismo moderado de setores do comércio. 

Se as estimativas para o dia da criança forem confirmadas, elas significarão que o natal terá vendas positivas, representando mais empregos e vendas.

Empresas especializadas em pesquisa sobre empregabilidade arriscam dizer que, a partir de maio de 2018, o total de desempregados no Brasil cairá de 13,1 milhões para 12 milhões. Há alguns meses, eram 14 milhões. 

A indústria deverá ser a principal mola propulsora da abertura de vagas, vindo, depois, comércio e serviços.

Para encerrar: domingo próximo, à zero hora, terá início o horário de verão, que terminará em 17 de fevereiro. Quem é obrigado a acordar bem cedo, geralmente detesta. Mas a novidade é amada principalmente por quem usa os fins de tarde para a prática de esportes. Os relógios serão adiantados em uma hora. Acerte o seu na noite de sábado que vem.

Comentários

Carregando notícias...
COPYRIGHT © - PORTAL ALÔ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
ANUNCIE | FALE CONOSCO | COMERCIAL | EXPEDIENTE | TRABALHE CONOSCO