Espaço Aberto
Edson de Castro
Vitória do bom senso
20/02/2018
A abertura do comércio do Distrito Federal no domingo de carnaval revelou-se uma iniciativa repleta de sucesso porque lojas de shoppings acusaram movimento dos melhores. E os próprios centros de compra registraram afluência de milhares de pessoas de sábado a terça-feira.

Pela primeira vez na história dos 58 anos de Brasília, o comércio funcionou no domingo de carnaval. Antes, nos shoppings, abriam apenas as áreas de lazer e alimentação, o que limitava as opções dos consumidores.

Em 2017, o Sindicato do Comércio Varejista do DF – Sindivarejista – iniciou negociações com o Sindicato dos Empregados no Comércio para que lojas de shoppings pudessem funcionar no domingo de carnaval de 2018. 

Depois de sucessivas reuniões, a proposta foi aprovada.

Na prática, significou a igualdade de Brasília com capitais onde o comércio se mantém aberto no carnaval: Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador, Vitória e outras cidades. 

Ora, sabe-se que consumidores do Entorno e de Goiás e Minas Gerais vêm a Brasília onde passam o carnaval com parentes e amigos.

Assim, nada mais natural do que abrir as lojas no domingo de carnaval como foi feito. 

Os shoppings que investiram em minibailes carnavalescos para a criançada e em decoração momesca foram os que reuniram um maior público, sempre ávido por novidades.

Já na quarta-feira de cinzas, o Sindivarejista começou a receber sugestões de lojistas no sentido de que – no carnaval de 2019 – o comércio do Distrito Federal possa abrir no domingo, segunda e terça de carnaval, reabrindo normalmente na quarta-feira de cinzas.

Lógico que a proposta deverá ser levada pelo Sindivarejista ao Sindicato dos Empregados do Comércio para que haja ampla discussão ao longo deste ano. 

Assim, espera-se que mais uma vez prevaleça o bom senso e as lojas possam funcionar no carnaval, que, em 2019, será em março nos dias 3, 4 e 5. Um ano atípico porque a folia sempre cai em fevereiro, exceto em alguns poucos anos quando é comemorada em março.

O sucesso do funcionamento do comércio no domingo de carnaval no DF passa também pelos mais de 210 blocos que saíram às ruas levando mais de 1,5 milhão de foliões ao asfalto.

O carnaval de Brasília se consolida como a maior festa popular da capital e caminha para ampliar o funcionamento do comércio durante a folia. Ponto positivo para a economia e para o desenvolvimento. Ganha a geração de empregos e renda.

Comentários

Carregando notícias...
COPYRIGHT © - PORTAL ALÔ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
ANUNCIE | FALE CONOSCO | COMERCIAL | EXPEDIENTE | TRABALHE CONOSCO