ONs e OFFs
Sandro Gianelli
Ons & Offs
10/05/2018
(IN)segurança

A Secretaria de Segurança divulgou dados com queda na maior parte dos crimes no Distrito Federal. O levantamento compara os casos ocorridos entre janeiro e abril de 2018 com os ocorridos e registrados no mesmo período de 2017. Apesar dos novos resultados a sensação de segurança é bem diferente dos números apresentados.


[Viaturas novas da PMDF / Reprodução da internet]


Lançamento de pré-candidatura

Hoje (10/05), a partir das 19h, acontecerá o lançamento da pré-candidatura de Thiago Jarjour, ex-secretário adjunto de Ciência e Tecnologia do Governo do Distrito Federal. O evento será no Centro de Convenções do Lake Side. Jarjour concorrerá a Câmara Legislativa. Em 2014 obteve 3.678 votos concorrendo pelo PDT, em 2018 concorrerá pelo PSB.

 

Voto impresso

O DF terá menos de 1% de todas as urnas com o voto impresso. Serão cerca de 320 urnas. A quantidade de urnas nos 650 pontos de votação do DF é de aproximadamente 6 mil. Apesar de ser uma novidade nas eleições de 2018, a quantidade de urnas que os eleitores poderão conferir o voto é extremamente baixa.


[Urna eletrônica / Reprodução da internet] 


Queda nas vendas

As vendas do comércio brasiliense registraram queda de -2,81% em março de 2018 na comparação com fevereiro. Entretanto, as vendas do setor de serviços tiveram alta de 4,13%. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio com o apoio do Sebrae.

 

Negação aos políticos

Nas eleições de 2014 o Brasil se polarizou entre o PT e o PSDB. De lá para cá a crise ética, política e econômica tomou de conta dos noticiários causando o afastamento e o descrédito do eleitor em relação aos políticos e as instituições. Nestas eleições a tendência da negação aos partidos e políticos tradicionais será bastante forte.

 

Em busca de um outsider

Alguns especialistas e partidos políticos acreditam que o eleitor se identificará com um outsider. Outsider é a expressão em inglês usada para definir aquele perfil fora da tradicional figura do político. O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa define o outsider como a “pessoa que não pertence a determinado grupo; estranho, intruso, forasteiro”.

 

Fake News

O crescimento das Fake News se dá por conta da ideologia de quem recebe a mensagem. Se uma pessoa de Direita recebe uma informação que denigre a imagem da Esquerda, dificilmente ela fará uma análise do conteúdo com responsabilidade e certamente passará para a frente, sem avaliar se é verdadeira ou não e vice versa.

 

ENTREVISTA

Luzia de Paula

Deputada Distrital

 

A deputada distrital Luzia de Paula (PSB) concedeu entrevista para a Coluna On´se Off´s onde conversamos sobre a necessidade de mais vagas em creches. Luzia é presidente da Comissão de Assuntos Sociais da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Confira um resumo das declarações:


 

Creche noturna

Minha luta sempre foi em defesa de mais vagas em creches. Ainda não cumprimos o que exige a Constituição, que é a obrigatoriedade de oferecer creches para todas as crianças. No DF, temos um grande déficit de vagas para crianças de zero a três anos e meio no período diurno e já temos a necessidade de termos creches noturnas para as crianças. Muitas famílias precisam trabalhar ou estudar durante a noite o que cria a necessidade de vagas em creches noturnas. As crianças das comunidades são as que mais precisam e pensando nisso apresentei uma emenda ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) nº 1.569/2017, que visa o apoio às atividades de proteção à criança com a implantação de creches noturnas no DF.

 

Centro Dia para o Idoso

Também apresentei uma emenda ao PLDO nº 1.569/2017, que visa assegurar o cumprimento pleno dos direitos do idoso, previstos em seu estatuto e com amparo em tempo integral.A terceira idade já representa um bom percentual da população e com crescimento diário. Temos poucos programas de acolhimentos para eles. Entendo que é necessário que tenhamos creches para os idosos. Chamo de creche porque defendo que seja no mesmo modelo das creches, mas a nomenclatura correta é Centro Dia para o Idoso e já existe em outros estados. Esse espaço deve ter liberdade e tranquilidade para que o idoso possa almoçar, lanchar, tomar banho, além de contar com atividades didáticas e troca de experiências.

 

ENTORNO

Reforço na segurança

A Cidade Ocidental ganhou um reforço na segurança pública. Com o Curso de Formação de Praças da Policia Militar do Estado de Goiás, 31 novos policiais vão para as ruas no estágio supervisionado. Os 31 alunos formados na primeira fase do curso já foram apresentados ao Batalhão de Polícia Militar de Cidade Ocidental.


[PMGO / Reprodução da internet] 

Direto para as ruas

A expectativa é que até outubro deste ano, mais policiais sejam disponibilizados para o efetivo do município. O comandante do Batalhão, major Chrisóstomo, afirmou que os alunos já vão começar a atuar nas ruas. O estágio servirá para melhorar a atuação dos futuros policiais e deve aumentar a sensação de segurança em Cidade Ocidental.

Comentários

Carregando notícias...
COPYRIGHT © - PORTAL ALÔ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
ANUNCIE | FALE CONOSCO | COMERCIAL | EXPEDIENTE | TRABALHE CONOSCO