ONs e OFFs
Sandro Gianelli
Ons e Offs
14/05/2018
Setor produtivo

A Associa√ß√£o Comercial do Distrito Federal (ACDF) apresentou seu pr√©-candidato a deputado distrital na √ļltima sexta-feira (11). Durante uma coletiva de imprensa a ACDF apresentou o suplente de deputado distrital Valdelino Barcelos (PP) como seu pr√©-candidato a C√Ęmara Legislativa (CLDF).


[ Coletiva de imprensa com Valdelino Barcelos / Reprodu√ß√£o da internet]

 

Defesa do segmento

A coletiva foi realizada com a Associa√ß√£o dos Blogueiros de Pol√≠tica do Distrito Federal e Entorno (ABBP). O presidente da ACDF Cleber Pires afirmou que "o setor produtivo precisa ter um deputado para chamar de seu. Para defender os interesses do setor na C√Ęmara Legislativa".

 

Representante dos caminhoneiros

Valdelino √© presidente da Cooperativa dos Caminhoneiros Aut√īnomos de Cargas e Passageiros em Geral - COOPERCAM. Foi candidato pela primeira vez em 2010 e obteve 10.603 votos. Em 2014 teve 9.946 votos. Foi candidato, nas duas vezes, pelo PRP. Em 2018 sair√° pelo PP.

 

Perseguição

Valdelino foi prejudicado nas elei√ß√Ķes de 2014 pelo n√£o recebimento de pagamentos devidos pelo governo. A COOPERCAM tinha mais de R$ 20 milh√Ķes para receber do GDF e durante a campanha o governo deixou de pagar. A divida se arrasta at√© hoje. A COOPERCAM tenta negociar com o governo atual para receber pelos servi√ßos prestados.

 

Sem cabresto

Valdelino afirmou que n√£o pretende ser um parlamentar controlado. "Tive a oportunidade de assumir o mandato como suplente nas duas legislaturas que fui suplente. Mas preferi n√£o assumir por saber que suplente n√£o tem o controle do mandato".

 

Ampliando

Valdelino j√° provou que tem votos no seu segmento. Mesmo sendo vitima de persegui√ß√£o pol√≠tica nas elei√ß√Ķes de 2014, conseguiu outra vota√ß√£o expressiva. O diferencial de sua candidatura em 2018 √© que, al√©m da categoria dos caminhoneiros, Valdelino contar√° com o apoio do setor produtivo, representado pela ACDF.

 

Articulação

Cleber Pires, presidente da ACDF será o coordenador da campanha e tem tido papel importante na articulação política. Valdelino tem se encontrado com vários segmentos e fechado apoios importantes. Valdelino brigará efetivamente por uma cadeira na CLDF, isso se conseguir manter os votos da sua categoria e ampliar com o apoio do setor produtivo.

 

Como fazer uma campanha política bem sucedidas nas redes sociais?


[Como fazer uma campanha política bem sucedidas nas redes sociais - Reprodução da internet]


Vamos pegar como exemplo tr√™s das principais redes sociais usadas pelos pol√≠ticos. A primeira delas √© o Facebook, a segunda que vem crescendo bastante √© o Instagram, e a terceira o Twitter, que tem um p√ļblico bem diversificado.

A principal estrategia para os políticos ganharem presença nessas redes sociais começa mudando a forma de se comunicar. Nas redes sociais deve ser substituida a linguagem formal que é utilizada no parlamento, em documentos e na mídia oficial, pela linguagem informal, buscando mais proximidade e empatia com as pessoas.

A melhor forma de alcan√ßar esse objetivo √© criando conte√ļdos interativos. As redes sociais criaram o que antes era inimaginavel. Elas conectam pessoas comuns com os pol√≠ticos e a linguagem informal √© a√ß√£o impresindivel para isso.

Respondendo a pergunta: Como fazer uma campanha política bem sucedidas nas redes sociais? O candidato e sua equipe devem avaliar como o trabalho tem sido feito e dar inicio a um novo planejamento para aumentar a empatia com as pessoas.

Sabe aqueles programas de TV, revistas, sites e até redes sociais especializados em cobrir a vida de artistas? Em sua maioria absoluta, todos possuem grande audiência. Porque? A resposta é simples, as pessoas querem conhecer a intimidade, querem saber da vida pessoal das pessoas famosas. E é possível fazer o mesmo com os políticos.

Chegou a hora da formula mágica para o engajamento nas redes sociais. Mas infelizmente essa formula ainda não foi criada. Cada perfil de político deve ser analisado, bem como o perfil de seus seguidores. Mas algumas dicas são fundamentais:

- Paciência, planejamento, organização e direção;

- Linguagem informal: texto, fotos e vídeos;

- Quanto mais institucional for uma rede social, menos impacto ela ter√°;

- Conteudos como discurso, fotos com apoiadores e atividades oficiais n√£o engajam;- Capture imagens nos bastidores;- Seja inovador para se diferenciar dos demais;- N√£o se adapte a mudan√ßa, seja a mudan√ßa;- Se voc√™ fingir uma situa√ß√£o o usu√°rio digital ir√° perceber;- Se mostre em situa√ß√Ķes inusitadas, jamais divulgadas por pol√≠ticos, seja transparente;- N√£o transforme sua redes social num di√°rio oficial- Frases curtas, palavras simples e familiares s√£o √≥timos conteudos;- Conta boa n√£o √© a que tem mais seguidores, mas a que tem mais intera√ß√£o, mas observe que publico te segue, nem sempre seu seguidor e o seu p√ļblico alvo.

 

ENTORNO

Condenado

A Justi√ßa condenou o ex-prefeito de √Āguas Lindas de Goi√°s, Geraldo Messias Queiroz, por atos de improbidade administrativa, aplicando as san√ß√Ķes de perda de fun√ß√£o p√ļblica, suspens√£o de direitos pol√≠ticos, pagamento de multa e proibi√ß√£o de contratar com o poder p√ļblico ou receber benef√≠cios fiscais e credit√≠cios fiscais.


 [ Ex-prefeito Geraldo Messias / Reprodu√ß√£o da internet]


Reeleição

O munic√≠pio mantinha contrata√ß√£o com servidores tempor√°rios, ou que ocupavam cargos em comiss√£o que n√£o se destinavam a fun√ß√Ķes de dire√ß√£o, chefia e assessoramento. Na a√ß√£o, a promotora T√Ęnia D‚ÄôAble Rocha de Torres Bandeira exp√Ķe que a inten√ß√£o do prefeito era garantir votos para sua reelei√ß√£o.

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