ONs e OFFs
Sandro Gianelli
Ons & Offs
25/06/2018
Crescimento dos novatos

Novatos na política começam a incomodar velhos grupos de poder. O aumento da rejeição aos partidos políticos e políticos profissionais é um dos principais fatores. Estatisticamente a abstenção vem aumentando a cada eleição. Tem sido comum ouvir dos eleitores que não vão votar em ninguém.

 

Paulo no Senado

Os novatos, sem vínculos com grupos antigos, sem carreira política e nem processos começam a ganhar espaço na pré-campanha. Um deles é o advogado e jornalista Paulo Roque (Novo). Paulo é pré-candidato ao Senado e tem crescido principalmente entre os jovens e os moradores da classe B. Se conseguir se comunicar com a classe C, dará trabalho durante a eleição.


[Paulo Roque (Novo), pré-candidato ao Senado]

 

Paulo no GDF

Outro pr√©-candidato que vem crescendo √© o General Paulo Chagas (PRP). Chagas quer governar o DF e conta com o apoio do pr√©-candidato a presid√™ncia da Rep√ļblica Jair Bolsonaro (PSL). O General nunca se envolveu com a pol√≠tica e j√° √© lembrado mais do que pol√≠ticos tradicionais.


[General Paulo Chagas (PRP), pré-candidato ao GDF]

 

Abstenção em alta

A pesquisa realizada pela O&P Brasil, ouviu 1.000 pessoas entre os dias 3 e 5 de junho, e foi registrada com o n√ļmero DF-04198/2018. O levantamento mostra que 49,5% dos entrevistados n√£o pretendem votar em nenhum dos pr√©-candidatos ou continuam indecisos.

 

Estreantes

Segundo a pesquisa O&P, a soma dos pr√©-candidatos que nunca disputaram uma elei√ß√£o ultrapassa os 10% de inten√ß√£o de votos. No geral √© mais de 20% do que seriam os votos v√°lidos. Claro! Se o resultado da pesquisa fosse o resultado final das elei√ß√Ķes. A pesquisa √© um retrato do momento. Nesse momento o retrato √© esse.

 

T√° falado

O presidente do PSC, Zenóbio Rocha, afirmou que o partido segue firme na composição que tem como pré-candidato ao GDF o deputado federal Izalci Lucas (PSDB). O PSC faz parte da Frente Cristã. A composição completa, tem ainda o PSDB, PSD, PRB, PSC, PPS, Patriota, PSL e DC.

 

Pode, n√£o pode

Recentemente, o Minist√©rio P√ļblico Eleitoral de Mato Grosso requisitou √†s administradoras das principais redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) informa√ß√Ķes sobre a contrata√ß√£o de servi√ßo de impulsionamento de postagens em favor de pr√©-candidatos √†s elei√ß√Ķes majorit√°rias no estado.

 

Falta clareza

A falta de clareza na legislação eleitoral tem prejudicado muitos pré-candidatos. A pauta de momento é se pode ou não fazer impulsionamento em redes sociais como o Facebook e o Instagram no período da pré-campanha. A legislação permite fazer o impulsionamento na campanha. E na pré-campanha?

 

Convenção partidária

Com a alteração na legislação ficou claro que a pré-campanha seria limitada a não se pedir votos. Como assim? Simples! Só é possível pedir votos após o nome ser aprovado em convenção partidária e ter o registro aprovado na Justiça Eleitoral. Na pré-campanha o pré-candidato não pode pedir voto, mas pode fazer reunião, falar de si, suas ideias, propostas, etc.

 

Pré-campanha

Na pré-campanha tem pré-candidato até fazendo material impresso, se apresentando e mostrando suas ideias. Já na internet a duvida persiste. Tem ministro do TSE que diz que não pode, mas tem ministro que diz que pode. A legislação não prevê prestação de contas na pré-campanha e esse é o principal argumento para não ser aceito o impulsionamento na pré-campanha.

 

Duvida

Se n√£o pode impulsionar na pr√©-campanha por falta de presta√ß√£o de contas, ent√£o, fazer impresso, adesivo de carro divulgando o site do pol√≠tico, a gasolina que se gasta indo para dezenas de reuni√Ķes, a equipe de apoio, enfim. J√° deu pra perceber que despesa na pr√©-campanha √© o que n√£o falta. Em resumo, o problema √© o impulsionamento ou a falta de clareza da legisla√ß√£o?

 

ENTORNO

Emenda

O munic√≠pio de Valpara√≠so conta com novas ambul√Ęncias e ve√≠culos destinados a Secretaria de Sa√ļde. Os recursos foram destinados por meio de emenda parlamentar de autoria do deputado federal C√©lio Silveira (PSDB). C√©lio foi prefeito de Luzi√Ęnia e hoje representa a regi√£o do Entorno Sul na C√Ęmara dos Deputados.

 

[Deputado Federal Célio Silveira]

Sa√ļde nos Bairros

Os moradores do Ocidental Park receberam a 6¬™ edi√ß√£o do projeto Sa√ļde nos Bairros realizado pela prefeitura de Cidade Ocidental. No total, foram 370 atendimentos realizados entre coleta de preven√ß√£o, atendimentos m√©dicos, testes glic√™micos, aferi√ß√£o de press√£o arterial, atendimentos odontol√≥gicos, testes r√°pidos de HIV, Hepatite B, Hepatite C e S√≠filis.

 

Asfalto novo

Tem asfalto novo chegando em Planaltina Goiás. Na rua do cemitério, além do asfalto, o problema com alagamentos causados pelas águas que descem da rua do cemitério e se acumulam na avenida abaixo, será solucionado com a implantação de manilhas e drenagem das águas pluviais.

Comentários

Carregando notícias...
COPYRIGHT © - PORTAL ALÔ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
ANUNCIE | FALE CONOSCO | COMERCIAL | EXPEDIENTE | TRABALHE CONOSCO