ONs e OFFs
Sandro Gianelli
ONs e OFFs
09/08/2018

Fim do Foro Privilegiado

Levantamento realizado pelo movimento Fim do DesaFORO aponta que a ampla maioria dos deputados que compõem a Comissão Especial pelo Fim do Foro Privilegiado são a favor e uma minoria optou em não responder.

 

Todas instâncias

O levantamento revelou que dos 34 titulares que integram a Comissão Especial, 27 votam a favor, cinco disseram que não formaram opinião a respeito e dois não quiseram responder a pesquisa. Desses 27 que querem o fim do foro, nove já manifestaram que o mesmo deve ser extinto em todas as instâncias.

 

Com restrições

De acordo com a PEC do senador Álvaro Dias (PODE/PR), aprovada por unanimidade no Senado, o foro privilegiado será extinto, exceto para os presidentes dos três poderes: presidente da República, Senado Federal, Câmara dos Deputados e do Supremo Tribunal Federal.

 

Rosso vai de Álvaro

Rogério Rosso consegue o apoio de mais um partido. A coligação Unidos pelo DF era composta pelo PSD, PPS, PRB, Solidariedade e Podemos. O PSC se juntou ao grupo. A articulação garantiu o apoio do grupo ao presidenciável Álvaro Dias, que tem como vice Paulo Rabello de Castro do PSC.

 

Frente feminina

Um grupo de pré-candidatas de vários partidos lançaram a Frente Suprapartidária de Mulheres do Distrito Federal. As conversas começaram a dois meses e o lançamento do movimento ocorreu ontem (8). O grupo pretende superar as disputas institucionais para construir uma plataforma coletiva.

 

Participação feminina 1

Pré-candidatas ao Senado, Câmara Federal e Câmara Legislativa de pelo menos 12 partidos estão unidas pelo mesmo propósito que é aumentar a participação feminina nas eleições de 2018. A grande barreira para o grupo será conseguir convencer o eleitorado feminino de que as mulheres são boas opções para a vida pública.

 

Participação feminina 2

No campo majoritário, as candidatas fazem parte de seis grupos com candidaturas próprias ao Governo do Distrito Federal e demonstram que acima da disputa política, o objetivo deste grupo é mesmo o aumento da participação feminina na política.

 

Sem representação

Atualmente mais de 54% da população do DF é composta de mulheres, porém sua participação nos espaços de poder são pequenas. Dos 8 deputados federais, apenas uma é mulher. Dos 24 distritais, apenas cinco são mulheres.

 

Suprapartidário

O grupo é composto por filiadas dos partidos: PODEMOS, REDE, PV, PSOL, PSDB, PT, PCdoB, PRB, PPL, PPS, PDT, PSB. As participantes fazem parte, não apenas de partidos, mas também de movimentos sociais, cívicos e comunitários.

 

Tá falado

A ex-secretária de Segurança Pública do DF, Márcia de Alencar, usou suas redes sociais para fazer um alerta sobre o Feminicídio. "O DF chega ao 19° Feminicídio em agosto de 2018. Mesma marca absurda do ano passado inteiro. O que mais é preciso acontecer para tomarmos a consciência, de que a paz é uma conquista coletiva?"

 

Defesa da mulher

Márcia é pré-candidata a deputada distrital pelo PSB e defende um DF de Paz e com mais Segurança. Márcia passou um período na Secretária da Mulher e tem focado suas bandeiras, principalmente, voltadas para a segurança das mulheres. "Defendo mais do que a defesa da mulher, defendo que as mulheres tenham segurança, os números mostram o crescimento das agressões contra a mulher e precisamos dar um basta nisto", disse Márcia de Alencar.

 

ENTORNO


Progressista no Entorno

Afrânio Pimentel tentará uma cadeira na Assembleia Legislativa de Goiás pelo Progressista. Afrânio foi presidente da Câmara de Vereadores e disputou a prefeitura de Valparaíso na eleição de 2016 ficando em segundo lugar.

 

Oposição

Afrânio acabou sendo beneficiado com a coligação do Progressista com o MDB. O MDB lançou o deputado federal Daniel Vilela (MDB) ao Governo de Goiás. Nas eleições de 2016, Afrânio foi oposição ao PSDB. Em 2018, fará oposição direta a deputada estadual Leda Borges (PSDB), que é do mesmo município.

 

Entorno Sul e Norte

A coligação de Daniel Vilela tem poucos candidatos a deputado estadual nos Entornos Sul e Norte. Afrânio tem se articulado para receber o apoio de vários diretórios municipais das duas legendas nessas regiões.

Comentários

Carregando notícias...
COPYRIGHT © - PORTAL ALÔ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
ANUNCIE | FALE CONOSCO | COMERCIAL | EXPEDIENTE | TRABALHE CONOSCO