ONs e OFFs
Sandro Gianelli
ONs e OFFs
14/09/2018


?Disputa apertada

Fazem muitas elei√ß√Ķes que a disputa ao Senado n√£o √© t√£o apertada. Em 2014, quando havia somente uma vaga para o cargo, Reguffe (Sem partido) ganhou com grande vantagem. Em 2010, com duas vagas, Cristovam Buarque (PPS) e Rodrigo Rollemberg (PSB) tamb√©m venceram com folga.


Dobradinha...

Em 2014, a coliga√ß√£o do ent√£o candidato ao governo, Agnelo Queiroz (PT), fez barba, cabelo e bigode. Al√©m de eleger o governador, elegeu os dois senadores. Nessa elei√ß√£o j√° √© percebido que n√£o haver√° dobradinha em nenhuma das coliga√ß√Ķes.


...Sem chance

Nenhum candidato vai carregar o segundo senador. Para falar a verdade, quem n√£o cuidar de si, corre o risco de ficar de fora do t√£o sonhado Senado Federal. Por enquanto somente tr√™s coliga√ß√Ķes est√£o em condi√ß√Ķes de garantir a elei√ß√£o de um senador.


Cabeças de chapa

S√£o elas a que tem Fraga (DEM) como cabe√ßa de chapa, a de Rodrigo Rollemberg e a de Rog√©rio Rosso (PSD). Fraga caminha junto com Izalci (PSDB), Rollemberg com Leila do V√īlei (PSB) e Rosso com Cristovam.


Preferidos

Cristovam, Leila e Izalci s√£o os preferidos do eleitorado. Os tr√™s se destacam dos demais candidatos. Cristovam apoia Rosso, mas nessa elei√ß√£o n√£o tem conseguido transferir seu prest√≠gio ao cabe√ßa de chapa. Fraga e Izalci se ajudam e Leila caminha praticamente sozinha, com seu recall dos tempos da sele√ß√£o brasileira de v√īlei.


Pagando o pato

Para encerrar o assunto, essa é a primeira vez que o senador Cristovam se vê ameaçado de ficar sem mandato. Cristovam é grande, foi reitor da UnB, Governador do DF, Senador por dois mandatos e Ministro da Educação do governo Lula. Na votação do impeachment da presidente Dilma ele ficou contra Dilma, a esquerda e o PT e por ficar ao lado da maioria, pode pagar um preço alto.


Tiro certo

Eliana Pedrosa (Pros), apesar de estar liderando as pesquisas de inten√ß√Ķes de voto, n√£o emplacou os aliados rumo ao senado. Eliana concentrou for√ßas na chapa majorit√°ria com Al√≠rio (PTB) de vice-governador. A dobradinha tem dado certo, a lideran√ßa √© absoluta. Os demais candidatos, todos, ficaram com vices sem tanta express√£o e pior, sem voto.


ENTREVISTA


"Cansado de ver tanta coisa errada decidi fazer alguma coisa para mudar essa realidade", disse Sérgio Zoghbi


O candidato a deputado distrital S√©rgio Zoghbi (PTC) concedeu entrevista para a Coluna On¬īs e Off¬īs. S√©rgio √© professor universit√°rio e se intitula como algu√©m que acredita em um futuro melhor e mais justo. Se eleito promete abrir m√£o do sal√°rio e regalias. O compromisso foi assumido em cart√≥rio. Confira um resumo das declara√ß√Ķes:


Como entrou na política?

Meus alunos me incentivaram a me candidatar. Sempre fui engajado em causas p√ļblicas, al√©m de ser professor de direito em faculdades do DF. O incentivo dos alunos me levou a encarar esse desafio.


Quais propostas você pretende defender na CLDF?

Quero fazer um mandato 100% social. Na C√Ęmara vou defender o primeiro emprego, al√©m de creches para todos. Quero atuar na √°rea de sa√ļde focando nos problemas de momento, no agora, no j√°.


Se você for eleito, qual será a principal linha de defesa do seu mandato?

Vou me pautar dando o exemplo. Falar que quer mudança e se comportar como todos os políticos se comportam é o que sempre vemos por aí. O político tem que dar o exemplo. Mandato bom é um mandato feito nas ruas, ouvindo o povo, aprovando aquilo que o povo precisa.


Como superar o distanciamento do eleitor nesta eleição?

Não vai ser nesta eleição que o distanciamento do eleitor, em geral, vai ser superado. O eleitor esta desacreditado da política. Precisamos renovar nossos representantes para, quem sabe no futuro, os eleitores se sentirem mais confortáveis para falar sobre política. Pretendo começar esse movimento fazendo a minha parte, mostrando trabalho sério e comprometido.


ENTORNO


T√° falado

O candidato ao Governo de Goi√°s Daniel Vilela (MDB) afirmou que o Entorno do Distrito Federal √© uma regi√£o abandonada pelo governo do Estado. "Temos propostas para mudar isso, com foco em sa√ļde, seguran√ßa e mobilidade urbana", disse Vilela.


Principais problemas

Os maiores problemas da região do Entorno são exatamente esses que Daniel afirmou. Apesar de ter cumprido poucas agendas na região, o principal que falta ao candidato, ou aos candidatos, é um bom olho no olho com o eleitor do Entorno, dizendo como esses problemas, que já duram mais de duas décadas, serão resolvidos.

Comentários

Carregando notícias...
COPYRIGHT © - PORTAL ALÔ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
ANUNCIE | FALE CONOSCO | COMERCIAL | EXPEDIENTE | TRABALHE CONOSCO