AçÔes militares na SĂ­ria foram tomadas como Ășltimo recurso, diz Theresa May
16/04/2018 13h14
A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, afirmou nesta segunda-feira que as açÔes militares tomadas na SĂ­ria durante o fim de semana foram o Ășltimo recurso, visto que a opção diplomĂĄtica nĂŁo iria funcionar. Na noite de sexta-feira, uma força-tarefa formada por Reino Unido, EUA e França bombardearam a SĂ­ria, em resposta a um suposto ataque quĂ­mico que teria deixado mais de 70 mortos hĂĄ duas semanas.

Em discurso no Parlamento, May citou exemplos de tentativas de resolver os conflitos na SĂ­ria por meio de negociaçÔes e disse que o regime de Bashar al-Assad nĂŁo cumpriu a promessa de acabar com as armas quĂ­micas. "Tivemos que intervir rĂĄpido. Exploramos todas as opçÔes diplomĂĄticas", disse a premiĂȘ.

Ela detalhou, ainda, que os ataques foram direcionados a centros nos quais o regime sĂ­rio produz e estoca armas quĂ­micas. "Foi feita uma anĂĄlise cientĂ­fica cuidadosa para minimizar os riscos. NĂŁo fizemos o ataque porque Trump pediu. Fizemos porque era a coisa certa", ressaltou.

May também reforçou que é de interesse nacional coibir o uso de armas químicas, citando o envenenamento do ex-agente duplo Sergei Skripal em solo britùnico, ocorrido no começo de março. "Não podemos voltar a um mundo onde o uso de armas químicas seja normal", disse.

O lĂ­der do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, criticou o fato dos ataques terem sido conduzidos sem discussĂŁo no Parlamento e disse que eles sĂŁo "legalmente questionĂĄveis".

Na noite de sexta-feira, o presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou um bombardeio de precisĂŁo a alvos da SĂ­ria, uma semana depois de relatos de ONGs da SĂ­ria de que um ataque quĂ­mico a civis na cidade de Douma, reduto rebelde prĂłximo de Damasco, havia sido conduzido pelo regime de Assad. O governo sĂ­rio nega envolvimento. (Flavia Alemi - flavia.alemi@estadao.com)

AE
Comentários

Carregando notícias...
COPYRIGHT © - PORTAL ALÔ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
ANUNCIE | FALE CONOSCO | COMERCIAL | EXPEDIENTE | TRABALHE CONOSCO