Água, um santo remédio
Foto: Reprodução internet
Albert Queiroz
22/03/2018 08h06

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para representar o Dia Mundial da Água, o dia 22 de março (hoje), é um convite a refletir sobre o quão essencial a água é para a existência humana na Terra. Há pouco mais de um ano, o tema “água”, é assunto certo na rotina do brasiliense, que enfrenta a pior crise hídrica de sua história. A água é discutida em casa com os familiares e vizinhos, no trabalho com os colegas, nos locais públicos, na mídia; nunca se falou tanto a seu respeito. O tema ganha mais notoriedade em Brasília nesse 22 de março de 2018, pois a cidade foi escolhida como sede do Fórum Mundial da Água, que em sua oitava edição fez com que o mundo voltasse os olhos para a capital brasileira para debater o uso do recurso natural de forma consciente. 

Água é sinônimo de vida, e a vida do ser humano sem ela, é impossível. Prova disso é o papel que a água desempenha em um dos procedimentos médicos que envolve equipamentos de altíssima tecnologia, porém, sem o uso da água, de nada adiantaria. O tratamento da hemodiálise – procedimento em que uma máquina limpa e filtra o sangue de pacientes com insuficiência renal – são usados, em média 35 litros de água, já tratada, por hora em cada paciente. Fazendo uma conta rápida, se uma pessoa é dialisada por quatro horas, precisará de 140 litros de água tratada. 

O procedimento

A médica nefrologista do Ineb, Maya Caetano, explica de forma simplificada como ocorre o processo de uma sessão de hemodiálise. “A água filtrada e o sangue passam pela máquina em sentidos contrários, nesse processo, as impurezas do sangue são repassadas para a água. É essencial que a essa água tenha passado pelo processo de purificação, para evitar que impurezas sejam repassadas para o sangue do paciente”, completou.

 A profissional fala ainda sobre a ação e presença da água no organismo, “Cerca 60 % do corpo humano é constituído de água, ela está presente nas células e fluidos, dentro dos órgãos e tecidos. Aproximadamente 90% do sangue é composto por água. O sangue tem papel fundamental, ele é bombeado para todo o corpo levando nutrientes e oxigênio. A água é que dá ao sangue a forma líquida o tornando capaz de circular pelo corpo”, disse a especialista. 
 

Comentários

Carregando notícias...
COPYRIGHT © - PORTAL ALÔ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
ANUNCIE | FALE CONOSCO | COMERCIAL | EXPEDIENTE | TRABALHE CONOSCO