Cingapura terá primeira mulher na presidência
13/09/2017 14h21
A cidade-Estado de Cingapura, de maioria √©tnica chinesa, dar√° posse √† primeira mulher na presid√™ncia. Halimah Yacob, de 63 anos, √© a primeira representante do sexo feminino a ocupar o posto em grande medida cerimonial no pa√≠s de 5,6 milh√Ķes de habitantes.

Yacob √© tamb√©m o primeiro membro da minoria malaia a ocupar o cargo, ap√≥s a ado√ß√£o de novos crit√©rios que buscam garantir maior representa√ß√£o racial. Com as mudan√ßas, a ex-presidente do Parlamento e integrante h√° tempos da coaliz√£o governista apareceu como candidata √ļnica.

Normalmente, o posto de presidente é decidido por eleição direta, mas nesse caso o processo foi cancelado, já que só havia uma concorrente. O mais poderoso político do país é o primeiro-ministro Lee Hsien Loong, que lidera o governista Partido Ação Popular. O premiê já anunciou que a posse da presidente será nesta quinta-feira, para um mandato de seis anos.

Pelas novas regras, caso nenhum dos principais grupos √©tnicos de Cingapura - os chineses, indianos e malaios - for for eleito √† presid√™ncia durante cinco mandatos consecutivos, na elei√ß√£o seguinte o posto estar√° reservado para candidatos daquele grupo. As regras tamb√©m preveem que os candidatos tenham atuado em cargos importantes do governo ou no comando de uma companhia com rentabilidade de pelo menos 500 milh√Ķes de d√≥lares de Cingapura (US$ 371 milh√Ķes) em a√ß√Ķes durante tr√™s anos.

Com as regras, a elei√ß√£o ficou na pr√°tica reservada para um candidato malaio. Vice-diretor de pesquisas do Instituto de Pol√≠ticas P√ļblicas da Escola Lee Kuan Yew de Pol√≠ticas P√ļblicas, Gillian Koh disse que a escolha foi um tanto contestada, j√° que as regras restringiram muito o processo. Koh notou que apenas cerca de 700 companhias em Cingapura eram grandes o suficiente para cumprir as qualifica√ß√Ķes previstas.

Os malaios étnicos de Cingapura, 13% da população, tendem a se sair pior economicamente na cidade-Estado de maioria chinesa. O premiê Lee argumenta que a reserva da eleição para um candidato malaio garantiria que fossem eleitos regularmente presidentes de diferentes grupos étnicos.

Yacob disse que ser√° a presidente "para todos, independentemente de ra√ßa, l√≠ngua, religi√£o ou credo". O presidente n√£o tem autoridade executiva, mas sim poder de veto sobre o uso de reservas estrangeiras, o or√ßamento e importantes nomea√ß√Ķes do governo. O presidente recebe sal√°rio anual equivalente a US$ 3,2 milh√Ķes. Fonte: Dow Jones Newswires.

AE
Comentários

Carregando notícias...
COPYRIGHT © - PORTAL ALÔ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
ANUNCIE | FALE CONOSCO | COMERCIAL | EXPEDIENTE | TRABALHE CONOSCO