SA√öDE
Como manter a rotina de sono das crianças durante as férias?
Foto: Reprodução
11/07/2018 08h35

No período de férias, é muito comum que as crianças durmam e acordem mais tarde. Nessa época, toda a rotina da casa é alterada, principalmente quando há pré-adolescentes, que costumam usar mais a internet, o vídeo game e sair com amigos. Mas os especialistas alertam que é preciso que os pais tomem conta da situação e tenham uma posição ativa, pois manter uma boa rotina de sono é fundamental para garantir o funcionamento do organismo.

A médica especialista em sono do Instituto Brasiliense de Otorrinolaringologia (Iborl), Aliciane Mota, explica que vários hormônios são produzidos durante o sono, como por exemplo, as endorfinas, serotoninas, leptina, e, principalmente, o hormônio do conhecimento, conhecido como GH. "Esses hormônios são secretados principalmente quando se tem uma boa qualidade de sono, e se isso é alterado, toda a produção hormonal também sofre mudança", ressalta.

Ela ainda lembra que quando a criança que não dorme bem, ela fica agitada e enfrenta dificuldades de concentração. "Em geral, as crianças com idade pré-escolar, entre três e cinco anos, precisam de 13 horas de sono por dia. Enquanto as de idade entre seis e 12 anos devem dormir ao menos 10 horas", explica Aliciane.

Dicas da especialista para que a criança tenha o sono ideal:

• Leve as crianças para dormir mais cedo, por volta das 19h, 20h e 21h, antes de todos os adultos irem para cama;

• Mantenha uma rotina rígida para que a criança saiba diferenciar noite e dia;

• Sonecas durante o dia são aceitáveis, desde que não sejam exageradas e comprometa o descanso a noite;

• Durante o dia deixe as janelas abertas e todos os sons ambientes da casa liberados, enquanto à noite, priorize um local silencioso e no quarto da criança um ambiente escuro ou com luz baixa.

Para que o organismo não sofra as consequências nesse intervalo, a especialista sugere algumas dicas para um sono de qualidade. Confira e tente colocar em prática:

Postura
A posição de lado com dois travesseiros é a mais indicada. Um deles deve apoiar a cabeça e o outro deve ser usado entre os joelhos, para melhor alinhamento da coluna.

Silêncio e ambiente escuro

Mantenha o ambiente escuro, pois a claridade interfere na produção da melatonina, hormônio que avisa o cérebro que está na hora de dormir. Além disso, evite atividades que atrapalhem um sono profundo, como assistir TV deitado na cama, utilizar o computador ou ficar horas no celular/tablet.

Alimentação antes de dormir

Quanto maior a refeição noturna, maior a dificuldade de digestão. Portanto, a alimentação deve acontecer até três horas antes de ir para a cama. E dê preferência a alimentos leves e ricos em triptofano, que ajudam na produção de melatonina.

Da reda√ß√£o do Al√ī
Comentários

Carregando notícias...
COPYRIGHT © - PORTAL ALÔ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
ANUNCIE | FALE CONOSCO | COMERCIAL | EXPEDIENTE | TRABALHE CONOSCO