EUA: órgão regulador investiga suposta manipulação do índice VIX
AE
Nova York
13/02/2018 17h33
A Autoridade Regulat√≥ria da Ind√ļstria Financeira dos Estados Unidos (Finra, na sigla em ingl√™s) est√° investigando se pre√ßos relacionados ao √ćndice de Volatilidade Cboe, conhecido como VIX, foram manipulados, de acordo com fontes com conhecimento do assunto. O indicador √© derivado dos pre√ßos das op√ß√Ķes do S&P 500. O √≥rg√£o regulador est√° examinando se traders fizeram apostas em op√ß√Ķes do S&P 500 para influenciar os pre√ßos dos futuros de VIX, segundo as fontes.

Na segunda-feira, uma den√ļncia separada instou os reguladores dos EUA a investigar a manipula√ß√£o do VIX, alegando que isso custou a investidores centenas de milh√Ķes de d√≥lares em perdas a cada m√™s, de acordo com uma carta de um escrit√≥rio de advocacia que representa o denunciante.

Uma investiga√ß√£o da Finra ou outro regulador dos EUA seria um problema adicional para a Cboe Global Markets. O VIX √© a principal franquia da Cboe, com uma s√©rie de produtos, incluindo futuros, op√ß√Ķes e outros produtos negociados em bolsa que o acompanham.

Na semana passada, o ressurgimento da volatilidade do mercado desencadeou um pico no Vix e o colapso de um ETP (sigla em ingl√™s para Exchange Traded Products ou produtos negociados em bolsa) que compra e vende futuros de VIX. O colapso do ETP fez com que as a√ß√Ķes da Cboe ca√≠ssem 18% nos quatro dias seguintes, em meio √† especula√ß√£o de que perdas como as sofridas pelos investidores do ETP poderiam levar a um maior escrut√≠nio regulat√≥rio sobre o VIX no futuro.

"A Cboe possui um departamento regulatório dedicado que trabalha com a Finra para monitorar certas atividades de negociação para nossos mercados de valores mobiliários, incluindo atividades de negociação que poderiam afetar o ajuste do VIX", disse Greg Hoogasian, diretor de regulamentação da Cboe. Um porta-voz da Finra não quis comentar.

Evid√™ncias de manipula√ß√£o tamb√©m seriam uma marca ruim para o VIX, que cresceu em popularidade ao longo da √ļltima d√©cada como uma ferramenta de hedge para investidores. O VIX foi projetado para acompanhar a ansiedade dos investidores e tende a se mover na dire√ß√£o oposta do S&P 500. Investidores adquirem futuros e op√ß√Ķes de VIX para se proteger contra quedas nas a√ß√Ķes. Fonte: Dow Jones Newswires.

AE
Comentários

Carregando notícias...
COPYRIGHT © - PORTAL ALÔ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
ANUNCIE | FALE CONOSCO | COMERCIAL | EXPEDIENTE | TRABALHE CONOSCO