FecomercioSP diz que varejo surpreendeu positivamente em maio
Caio Rinaldi
S√£o Paulo
12/07/2018 12h44
Na contram√£o da queda de 6,6% da atividade da ind√ļstria em maio ante igual m√™s de 2017, a alta de 2,2% do varejo divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estat√≠stica (IBGE) nesta manh√£ de quinta-feira, 12, com alta de 2,2% na mesma base de compara√ß√£o, surpreendeu positivamente, afirma a FecomercioSP.

"A ind√ļstria se retraiu 6,6% em maio e, com todas as categorias no negativo, se esperava que o varejo pudesse acompanhar o desempenho da ind√ļstria, n√£o necessariamente na mesma magnitude, mas na tend√™ncia", diz a entidade em nota. "O com√©rcio teve a vantagem de o m√™s de maio ser tradicionalmente importante nas vendas por conta do Dia das M√£es, o que ajudou a minimizar os impactos negativos da greve", explica o documento, citando tamb√©m um efeito de antecipa√ß√£o de compras nos supermercados.

A FecomercioSP avalia que os reflexos da paralisação se estenderam para o início de junho e podem prejudicar o resultado do mês, já que houve antecipação e estocagem de alimentos pelas famílias.

De qualquer modo, a reação da economia tem ocorrido de forma mais lenta do que o esperado pela entidade, diz a nota. "Os índices de confiança da Fecomercio, de consumidores e empresários, reverteram a curva e agora apresentam quedas seguidas. O alto nível do desemprego ainda assusta e a população não sentiu a inflação mais baixa. Com isso há um movimento de mais cautela no consumo e na contração de crédito", explica.

AE
Comentários

Carregando notícias...
COPYRIGHT © - PORTAL ALÔ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
ANUNCIE | FALE CONOSCO | COMERCIAL | EXPEDIENTE | TRABALHE CONOSCO