Gestão a partir de demandas da população
Bras√≠lia possui o metro quadrado mais caro de todo territ√≥rio nacional e a regi√£o do Lago Sul, zona nobre da cidade, est√° entre os locais mais valorizados da capital brasiliense. O t√≠tulo de para√≠so se deve √† localiza√ß√£o, √†s margens sul do Lago Parano√° e tamb√©m por ser um dos locais mais arborizados do centro do pa√≠s. O Lago Sul ostenta condom√≠nios luxuosos, clubes, embaixadas e abriga points badalados de cultura e entretenimento. Al√©m da infraestrutura planejada, o Lago Sul est√° localizado entre duas √Āreas de Prote√ß√£o Ambiental (APAs), a APA Gama Cabe√ßa de Veado e a APA do Lago Parano√°, nelas est√£o inseridos 14 parques ecol√≥gicos e unidades de conserva√ß√£o. A popula√ß√£o da regi√£o soma 40% da renda total do Distrito Federal e o √ćndice de Desenvolvimento Humano (IDH) √© de 0, 945. Alessandro Paiva, administrador da RA XVI, Lago Sul, contou ao Al√ī as medidas tomadas pela Administra√ß√£o para manter a organiza√ß√£o da √°rea mais rica de Bras√≠lia.
Foto: Divulgação
Erika Manhatys
31/08/2017 12h15

Quais são as principais demandas da população do Lago Sul? E o que a Administração tem feito para resolvê-las?
 
Ao assumirmos a administração do Lago Sul, fizemos um planejamento de gestão em cima das frequentes demandas da comunidade ao procurar o serviço público. Percebemos que o licenciamento é a área mais procurada da administração. E assim montamos uma força tarefa com nove arquitetos para zerar a demanda de processos atrasados. Aqueles que se encontram em análise aguardam o cumprimento de exigências solicitadas aos interessados.
Outra demanda é pela limpeza das avenidas e quadras, o que é feito frequentemente.
 
O Lago Sul é considerado point de entretenimento em Brasília. Como a Administração contribui para manter este título à cidade?
 
A Associação Comercial está sempre em contato com a administração. Dessa forma, os eventos a serem realizados recebem licença autorizadora de acordo com o cumprimento das exigências necessárias, após requerimento. Além disso, a administração está aberta a parcerias para divulgação de eventos.
 
Há no Lago Sul uma imensa concentração de piscinas por metro quadrado, quais são as ações da Administração para combater focos de dengue?

Temos uma ouvidoria atuante. A própria comunidade trabalha em parceria conosco denunciando casas fechadas, por exemplo. Nesse caso, a ouvidoria encaminha para a Agefis as denúncias, que tem poder de multar ou até mesmo entrar na residência abandonada. Os casos de dengue reduziram 93,32% de 2016 para 2017 e não houve caso registrado de febre chikungunya (Dados da Secretária de Saúde).
 
O administrador esteve envolvido em diversos projetos na área da educação, quais foram as ações da Administração para fomentar o ensino na região?   
 
Estamos em contato direto com a área da educação por meio das escolas públicas e particulares. A Administração vem atuando com palestras anti-drogas e em parceria com o Sebrae vem incentivando as escolas a se adaptarem ao empreendedorismo e outros temas. A limpeza das escolas públicas e ao redor das escolas particulares também tem sido um cuidado nosso para garantir a segurança de professores e alunos. 
Um momento de interação entre as escolas e a Administração tem sido promovido pelo desfile cívico em comemoração ao Aniversário do Lago Sul. Estamos no segundo ano consecutivo e dia 25 acontecerá no Hangar 5 o 2º Desfile Cívico.
Sou defensor da parceria de empresas que ajudem as escolas em suas necessidades e também da inclusão do voluntariado na educação.

Lago Sul em números

A Região Administrativa do Lago Sul foi criada pela Lei nº 643, de 10 de janeiro 1994; Ocupa uma área de 190,237 km², sendo que 57,07 km² corresponde à malha urbana; Tem densidade demográfica de 147,76 hab/Km², com potencial para manter o mais alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do planeta;  O Lago Sul está inserido em duas áreas de proteção ambiental e abrange 14 parques ecológicos e unidades de conservação; De acordo com dados da Codeplan de 2004, a população total aproximada é de 24.406;  IDH: 0,945 (maior que o da Noruega e da Suécia); Renda Média Anual Per Capita: R$ 23.956,09, significando 40% da renda total da população do Distrito Federal.
 

Comentários

Carregando notícias...
COPYRIGHT © - PORTAL ALÔ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
ANUNCIE | FALE CONOSCO | COMERCIAL | EXPEDIENTE | TRABALHE CONOSCO