Morre aos 86 anos o economista Paul Singer, um dos fundadores do PT
Equipe AE
S√£o Paulo, 16
16/04/2018 23h04
Morreu na noite desta segunda-feira, 16, aos 86 anos, o economista Paul Singer, um dos fundadores do PT e uma das principais referências intelectuais do partido. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês e não resistiu ao quadro de septicemia (infecção generalizada). O velório será realizado no Cemitério Israelita, no Butantã, a partir das 9h desta terça-feira - o sepultamento está marcado para as 14h30.

Nascido em Viena, em 1932, Singer e a fam√≠lia migraram para o Brasil na d√©cada de 1940, quando a Alemanha anexou a √Āustria e intensificou a persegui√ß√£o aos judeus. Em 1953, como trabalhador metal√ļrgico, liderou a hist√≥rica greve dos 300 mil, que naquele ano paralisou a ind√ļstria paulistana por mais de um m√™s. Naturalizou-se brasileiro no ano seguinte.

Singer formou-se em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), onde obteve o título de Doutor em Sociologia e também foi professor. Em 1980 ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores.

Foi um dos respons√°veis pela formula√ß√£o do programa de desenvolvimento do Pa√≠s a partir do fortalecimento do mercado interno por meio da distribui√ß√£o de renda - alicerce econ√īmico que marcou o governo de Luiz In√°cio Lula da Silva. No governo Lula, assumiu a Secretaria Nacional de Economia Solid√°ria, √≥rg√£o ligado ao Minist√©rio do Trabalho.

Vi√ļvo, Singer deixa tr√™s filhos - Andr√©, Helena e Suzana.

AE
Comentários

Carregando notícias...
COPYRIGHT © - PORTAL ALÔ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
ANUNCIE | FALE CONOSCO | COMERCIAL | EXPEDIENTE | TRABALHE CONOSCO