Mortes por atropelamento têm redução no DF
Foto: Reprodução
10/08/2017 07h49

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) registrou neste ano queda de 37,6% no número de pedestres mortos em acidentes de trânsito.

De janeiro a julho, 48 pessoas morreram atropeladas no DF. No ano passado, foram 77 no mesmo período.

A redução na quantidade de vítimas fatais em faixas de pedestres foi ainda maior em relação a 2016: uma em 2017 (na Avenida JK, no Gama), contra quatro no ano passado.

Desde que foi adotado o respeito à faixa em Brasília, em 1997, até julho deste ano, 8.831 pessoas morreram vítimas de acidente de trânsito.

Dessas, 33% foram atropeladas (2.930 pessoas), sendo 101 em faixa de pedestre. Isso representa 3,4% das mortes nos últimos 20 anos.

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, deixar de dar preferência de passagem ao pedestre e a veículo não motorizado é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e 7 pontos na carteira de habilitação.

Em 2016, foram registradas 7.951 autuações em faixas de pedestre. De janeiro a julho deste ano, já são 5.391 multas.

Nas faixas de pedestre da cidade, o período de janeiro a julho registrou uma única morte por atropelamento. Nos sete primeiros meses de 2016, quatro pessoas morreram. No acumulado de janeiro de 1997 a julho deste ano foram 101 mortes, o que dá uma média anual de 4,81 atropelamentos nessas áreas.

Campanhas

Agentes do Detran/DF reforçaram, nesta terça-feira (8/8), os cuidados para atravessar as pistas com segurança. As equipes estiveram em pontos de grande circulação de pedestres e veículos, em ruas próximas a escolas na Asa Norte, em Taguatinga e em Ceilândia.

O Detran começou a oferecer, também neste mês, um curso para pedestres. As aulas contam com noções sobre a legislação de trânsito e cuidados durante a locomoção. Os alunos participam de dinâmicas e debates sobre as boas condutas no trânsito, além de atividades práticas nas ruas do Distrito Federal.

Comentários

Carregando notícias...
COPYRIGHT © - PORTAL ALÔ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
ANUNCIE | FALE CONOSCO | COMERCIAL | EXPEDIENTE | TRABALHE CONOSCO