Saída do general Sinott não foi por desavença, diz interventor do Rio
Felipe Fraz√£o e Julia Lindner
Brasília
14/06/2018 14h29
O interventor federal na Segurança do Rio de Janeiro, general do Exército Walter Souza Braga Neto, também comandante militar do Leste, disse nesta quinta-feira, 14, que a saída de seu principal colaborador, o general de Divisão Mauro Sinott, não ocorreu por desavenças.

Braga Neto negou a possibilidade de a interven√ß√£o ser encerrada antes do prazo decretado pela Presid√™ncia da Rep√ļblica, 31 de dezembro. "A sa√≠da do meu segundo homem na interven√ß√£o n√£o foi por nenhuma desaven√ßa. J√° estava previsto. Eu o segurei por mais tempo", afirmou Braga Neto. "A interven√ß√£o, at√© o momento, termina em 31 de dezembro, conforme o decreto presidencial."

Chefe do Gabinete da Intervenção Federal, Sinott foi nomeado para comandar a 3ª Divisão do Exército, em Santa Maria (RS), segundo o Comando Militar do Leste.

O general entregou formalmente ao presidente Michel Temer o plano de gestão estratégica traçado: "O plano é um legado para governos futuros". Ele disse que o Gabinete de Intervenção Federal já atingiu metas do plano e conseguiu reduzir a criminalidade no Rio.

Braga Neto disse que, de abril para maio passados, houve uma queda de 11,8% em homic√≠dios dolosos, de 5,9% em latroc√≠nios e de 15,7% em roubos de carga, conforme dados oficiais do Instituto de Seguran√ßa P√ļblica do Rio.

O ministro da Seguran√ßa P√ļblica, Raul Jungmann, afirmou que, atualmente, √† exce√ß√£o dos indicadores de confronto entre policiais e suspeitos, que tiveram aumento, houve "queda significativa" nos demais √≠ndices de criminalidade monitorados.

Braga Neto disse que a aplica√ß√£o de dinheiro para reequipar as pol√≠cias n√£o √© um problema, mas ponderou que tem de seguir normas de licita√ß√Ķes. Ele afirmou que est√° prestes a gastar cerca de 40% (R$ 400 milh√Ķes) do total de R$ 1,2 bilh√£o em recursos enviados pelo governo federal para a interven√ß√£o. As compras est√£o em processo de licita√ß√£o: "O mais dif√≠cil √© especificar o material que vai ser comprado. Todas as secretarias ligadas √† interven√ß√£o est√£o sendo beneficiadas".

AE
Comentários

Carregando notícias...
COPYRIGHT © - PORTAL ALÔ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
ANUNCIE | FALE CONOSCO | COMERCIAL | EXPEDIENTE | TRABALHE CONOSCO