Semana da Consciência Negra
Foto: Edição de arte/Agência Brasília
Reynaldo Rodrigues
24/11/2017 08h41

 Estabelecida por lei no ano de 2003, a semana da Consciência Negra é uma das datas mais importantes da nossa cultura. A semana serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. A data definida para comemoração é dia 20 de novembro. 

Em comemoração a essa semana, Brasília se torna novamente palco do projeto Latinidades, que já é considerado o maior festival de mulheres negras da América Latina. Entre as atrações previstas para o evento se destaca a  Black Fashion Model que acontece nesta sexta-feira (24) a partir das 22h no Estádio Nacional Mané Garrincha, a 8ª Edição do Desfile Beleza Negra idealizado por Dai Schmidt, teve sua primeira apresentação em 2012 na rodoviária do Plano Piloto. O objetivo é a valorização do negro no cenário artístico e sua inserção no mercado de trabalho promovendo a igualdade étnica, o combate das desigualdades sociais resultantes do racismo e o aumento da auto-estima, além de fomentar o mercado da moda divulgando novos trabalhos dos estilistas nacionais e internacionais.

A parceria entre o Festival Latinidades e a Black Fashion Model promove o intercâmbio entre profissionais da moda de Brasília e do continente africano. O evento conta com a participação de mais de 40 modelos, entre adultos e crianças que desfilarão as coleções de diversos estilistas e marcas.
Programação Especial

Destaque para a apresentação da “coleção Amarula” do jovem estilista moçambicano Pinto Música, vencedor do prêmio Estilista Emergente do Moçambique Fahion Award 2014. É considerado um dos grandes nomes da nova cena africana e um dos melhores estilistas de Moçambique. A cantora moçambicana Madina Givralgy Vaz, mais conhecida por Zav, foi atração convidada para embalar o desfile do estilista. A marca Afrikanus trará peças exclusivas de biquínis e acessórios tais como brincos, colares, turbantes e calçados, que são fabricados artesanalmente com excelente qualidade. Este desfile terá a apresentação do grupo Afrovibesbsb, criado pelo camaronês Mike Bryant, o qual trabalha com dança africana chamada de afro house e tem um estilo semelhante ao ragga.

Latinidades 

De 24 a 27 de novembro. Em vários espaços de Brasília. Entrada franca. Verifique a classificação indicativa de cada atividade.

Programe-se

24/11 (sexta-feira) 10h e 15h — Atividade formativa e debate: Cultura negra e arte urbana, na Unidade de Internação Santa Maria (UISM). Entrada franca. Classificação indicativa livre. 19h — Abertura da Feira Latinidades, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha (Eixo Monumental). Entrada franca. Classificação indicativa livre. 20h — Shows Latinidades, na Areninha no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha (Eixo Monumental). Com Desfile de Pinto Música e Afrikanus, Rebeca Realeza, Rosa Luz, Preta Rara, Ifá Afrobeat, Sandra Izsadore, ZAC e Mara Santtana, com pinturas corporais. Entrada franca. Não recomendado para menores de 16 anos. 25/11 (sábado) 14h — Atividade formativa: Encontro de negras jovens feministas do Centro-Oeste; Cine clube e roda de conversa, no Mercado Sul (Taguatinga). Entrada franca. Classificação indicativa livre. 27/11 (segunda-feira) 14h — Atividade formativa: Histórias afrocentradas com Jonathan Dutra, no Centro de Ensino Fundamental 4 (Taguatinga). Entrada franca. Classificação indicativa livre.
 
Comentários

Carregando notícias...
COPYRIGHT © - PORTAL ALÔ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
ANUNCIE | FALE CONOSCO | COMERCIAL | EXPEDIENTE | TRABALHE CONOSCO