ECONOMIA
Sindicato das cervejas se juntam no DF
Foto: Fernanda Carvalho/Fotos PĂşblicas
Ana Paula Lima
12/07/2018 08h14

A bebida alcoólica, em maior foco a cerveja, é uma das bebidas mais consumidas no país, é como se já fizesse parte do DNA brasileiro, se tornando assim uma verdadeira paixão do consumidor. Tamanha paixão, faz com que muitas vezes o consumo excessivo de álcool aconteça, causando inúmeros acidentes, como por exemplo, no trânsito.

 

Com isso em mente, o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) vem criando planos e estratégias de conscientização aos consumidores em relação ao uso indevido do álcool e também à sonegação de impostos, casos que costumam acontecer com frequência. Estratégias como essas podem ter muita importância de uma forma geral, a indústria da cerveja atualmente gera aproximadamente R$ 25 bilhões em geração de impostos por ano, representando quase 2% do PIB nacional.

 

Além disso, essa indústria também emprega 2,7 milhões de pessoas no país, e só a região centro-oeste representa 8,3% do share de produção. A Sindicerv reúne hoje associados de peso como a AMBEV e a Heineken, e agora com a chegada de Luiz Nicolaewsky à superintendência executiva, pretende representar toda a cadeia produtiva, inclusive as pequenas e microcervejarias.

 

Em entrevista ao Alô, o superintendente Luiz Nicolaewsky, revela que a existência dessa nova fase se entende por algo fundamental mediante a importância que a área tem em âmbito nacional ‘’Este novo momento do Sindicerv representa o estágio de maturidade das empresas associadas, que entendem ser fundamental a existência de um setor estruturado e representativo’’.

 

Essa decisão traz também, uma mudança para os comerciantes, já que as pequenas empresas também poderão se sentir escutadas. Pensando nisso, Luiz afirma que a nova fase contribui ‘’para o desenvolvimento da cadeia produtiva. ’’trazendo assim uma maior representatividade para essa parte.

Combate ao consumo excessivo e sonegação

 

Existir um Sindicato que preste atenção nesses temas também é algo que influencia o seu público consumidor, uma vez que estes são os maiores responsáveis pela grande produção, sem os consumidores, essa alta provavelmente não existiria, um forte exemplo seria a Copa do Mundo, que movimentou o mercado.

 

Por isso a conscientização de assuntos importantes e que atingem esse público precisa ser realizada, ‘’Ter um Sindicato que represente o setor e também que motive o diálogo com as pessoas é de extrema importância para a construção de uma sociedade mais informada, consciente e madura. ’’ afirma o superintendente Luiz, informando ainda que ira trabalhar pesado nessa sensibilização mediante tanto no consumo consciente quanto também à sonegação fiscal.


Olho ‘’Intensificaremos a defesa da retomada de medidas de controle externo da produção de bebidas, pois elas, além de evitar desequilíbrios concorrenciais causados por evasão fiscal e informalidade, contribuem para o fortalecimento do mercado formal e, consequentemente, para o aumento de oportunidades de emprego e geração de renda. ‘’ Luiz Nicolaewsky, responsável pela Sindicerv.

Da redação do Alô Brasília
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