SP tem menor taxa de mortes; registro cai hå mais de uma década
Felipe Resk
SĂŁo Paulo
10/08/2018 08h05
São Paulo foi novamente considerado o menos violento do País, com uma taxa de 10,7 mortes violentas por 100 mil habitantes e 4.831 casos. O Estado vem conseguindo reduzir os registros hå mais de uma década.

Para o secretĂĄrio da Segurança PĂșblica, MĂĄgino Alves Barbosa Filho, a queda estĂĄ relacionada ao "trabalho das polĂ­cias", ao emprego de tecnologia e ao Estatuto do Desarmamento, de 2003. Ele tambĂ©m destaca o resultado de investigaçÔes. "Temos Ă­ndice de 66% de resolução de homicĂ­dios", disse ontem ao Estado.

No trabalho de inteligĂȘncia, MĂĄgino cita o Infocrim, ferramenta que mapeia manchas de criminalidade em tempo real. "Isso permite que as polĂ­cias realizem um trabalho mais eficiente", diz. "TambĂ©m nĂŁo hĂĄ mais o porte indiscriminado de armas, que provocava situaçÔes do gĂȘnero: sai uma discussĂŁo no bar, o camarada saca a arma e mata um amigo. Ou em uma briga de trĂąnsito. Isso fazia com que tivĂ©ssemos um quadro de 46 homicĂ­dios nos fins de semana sĂł na capital."

PCC. Ao mesmo tempo em que SĂŁo Paulo viu cair seus nĂșmeros de criminalidade, a principal facção do PaĂ­s, o Primeiro Comando da Capital (PCC) crescia no interior das suas unidades prisionais. "NĂŁo posso falar por outros Estados, mas, aqui, as lideranças estĂŁo presas", afirma MĂĄgino sobre o avanço desses grupos criminosos no Brasil.

Questionado sobre o fato de o PCC ter nascido e se expandido em SĂŁo Paulo, o secretĂĄrio respondeu: "E o Comando Vermelho Ă© o quĂȘ? E a FamĂ­lia do Norte? AssociaçÔes criminosas nĂŁo tĂȘm certidĂŁo de nascimento territorial. O crime tem esta caracterĂ­stica: quando vocĂȘ aperta muito determinado tipo de ocorrĂȘncia, a tendĂȘncia Ă© migrar para outro lugar", afirmou. "Por isso, precisa haver trabalho coordenado de inteligĂȘncia de todas as secretarias de segurança. O governo federal precisa liderar essa luta de combate ao crime organizado." (COLABOROU MARCO ANTÔNIO CARVALHO) As informaçÔes sĂŁo do jornal O Estado de S. Paulo.

AE
Comentários

Carregando notícias...
COPYRIGHT © - PORTAL ALÔ - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
ANUNCIE | FALE CONOSCO | COMERCIAL | EXPEDIENTE | TRABALHE CONOSCO