Menu

21/11/2021, 18:13

13º LOBO FEST – Festival Internacional de filmes

O Lobo Fest – Festival Internacional de Filmes chega a 2021 em formato híbrido, com exibições presenciais e on-line, entre 29 de outubro e 27 de novembro. Toda a programação é gratuita. Este ano, o evento tem os escombros como tema. Tanto a cidade quanto os corpos sofrem com o envelhecimento, a degradação, o desprezo, o abandono. Da utopia de concreto e sangue aos pesadelos da contemporaneidade em forma de escombros e entulhos, da ruína, sai a nova edição do Lobo Fest como uma fonte insistente de resistência, beleza e poesia.

Em 2021, o Lobo Fest traz um painel, formado por fragmentos fílmicos, estilhaços vindos de todas as regiões do globo, que tão bem representam essa geléia geral do presente. São 54 filmes, entre curtas-metragens e curtíssimos (formato inaugurado pelo próprio festival) que radiografam a humanidade sob uma perspectiva quase apocalíptica. Alguns deixam traços luminosos de esperança, outros nem tanto. O público pode votar em seus favoritos pela plataforma InnSaei.tv e os filmes escolhidos pelo júri oficial e pelo voto popular recebem prêmios em serviços técnicos de audiovisual.

A primeira etapa do 13º Lobo Fest será realizada no Riacho Fundo, em 29 e 30 de outubro. Serão exibidos 21 filmes, brasileiros e estrangeiros, divididos em quatro programas – com dramas, comédias e animações, voltados para toda a família e com classificação indicativa livre. A programação desses dois dias é inédita nas telas do Distrito Federal, com exceção do curta sul-coreano Yuwol: o garoto que fez o mundo dançar, que foi exibido pelo Lobo Fest em 2019 e retorna este ano, fora de competição.

A cerimônia de abertura do festival, no dia 29, contará com apresentação da Orquestra Filarmônica de Brasília, às 17h, uma parceria com o projeto Concerto para Criança, com apresentação do programa Pedro e o Lobo (Sergei Prokofiev), Cirandas (pot-pourri de canções do folclores brasileiro) e Aquarelas (Aquarela, de Toquinho e Vinicius de Moraes, e  Aquarela do Brasil, de Ary Barroso.  O evento tem entrada franca.

A próxima etapa do festival será realizada entre 23 e 27 de novembro, com uma programação on-line, que poderá ser assistida gratuitamente no site www.lobofest.com.br. As 54 produções da programação do 13º Lobo Fest foram escolhidas entre 4 mil obras, brasileiras e internacionais, inscritas na plataforma Film Freeway – entre elas, filmes de nações pouco ou nada representadas nas telas de cinema de Brasília. A curadoria foi realizada pelos produtores do festival, Josiane Osório e Ulisses de Freitas.

“Foi tarefa árdua, lenta, mas prazerosa”, comenta Ulisses sobre a seleção de filmes. “Queremos sempre trazer o mundo para Brasília e, agora, para o Brasil, uma vez que a competição será exibida via internet”, continua o curador. “A programação traz desde pequenas obras clássicas até experimentalismos, passando por documentários do presente e um conjunto múltiplo e diverso de animações”, complementa Josiane.

As temáticas dos filmes também espelham o conceito desta edição, com produções que abordam temas como o envelhecimento, fanatismos diversos, laços de memória e afetividade, e ainda a cobiça e a ganância.

Sobre o Lobo Fest

A partir de 2017, Lobo Fest ampliou seu escopo para contemplar, além da proposta original (a exibição de produções brasileiras e internacionais de curtíssima duração), filmes mais longos. Seu mascote é o lobo guará, um animal típico do Cerrado (em risco de extinção) conhecido por espalhar frutos em suas andanças, um símbolo de resistência e disseminação de conteúdos.