Menu

31/05/2021, 11:14

31 de maio: Dia Mundial sem Tabaco

Nesta segunda-feira, dia 31, é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco, uma forma de chamar a atenção a um hábito muito agressivo à saúde – de si e de terceiros – que, em tempos de pandemia, pode trazer graves complicações. A Rede de Saúde do Distrito Federal oferece assistência e tratamento para fumantes, com foco na reabilitação de pessoas que desejam parar de usar o tabaco.

Atualmente, 58 unidades de saúde oferecem o tratamento antitabagismo em todas as regiões do DF. A abordagem é feita em duas frentes: o tratamento cognitivo comportamental, que consiste em orientações e estratégias para inibir o desejo de fumar, e o tratamento medicamentoso, que presta assistência farmacêutica aos casos mais graves.

“O tratamento medicamentoso consiste no alívio dos sintomas às crises de abstinência que os pacientes possam ter. Nem todas as pessoas precisam utilizar o medicamento; ele vai ser prescrito após avaliação médica para aqueles pacientes que não estão tolerando os sintomas das síndromes de abstinência”, explica a Referência Técnica Distrital (RTD) de Tabagismo Nancilene Melo.