29/05/2019, 10:33
511 e 512 Sul vão ganhar calçadas de “primeiro mundo”
A avenida W3 Sul vai ganhar, nas quadras 511 e 512 Sul, uma calçada de “primeiro mundo”. Os funcionários da Vital Engenharia, empresa que venceu a licitação e foi contratada pelo GDF para fazer as obras de revitalização do local, começaram a retirar o antigo calçamento em frente às lojas. A nova calçada será única, com piso igual em toda a extensão das quadras, acabando com os desníveis e buracos existentes atualmente. Além disso, os obstáculos para a circulação de pedestres ficarão no canto esquerdo do passeio (veja desenhos abaixo) e o restante do espaço vai permanecer livre para as pessoas.
A revitalização vai trazer para o espaço público um novo conceito usado em obras privadas: a faixa de serviços, que também atende aos requisitos da Lei da Acessibilidade (Lei 10.098/2000). Trata-se de uma espécie de divisão na calçada em frente às lojas que permite um caminhar livre, seguro e confortável. O espaço de cerca de um metro será separado do restante para receber árvores, postes de iluminação, sinalização de trânsito, placas de endereçamento e mobiliário urbano como hidrantes, bancos, floreiras, telefones e lixeiras.
A circulação de pedestres também será facilitada pelo nivelamento da calçada e a colocação de um novo padrão de assoalho, vindo para Brasília do Paraná, onde é fabricado. Hoje, cada loja tem uma cerâmica diferente em sua calçada. Algumas ainda são de pedra portuguesa e muitas estão quebradas. Com a obra, esses revestimentos serão substituídos por placas de concreto antiderrapantes que, depois de assentadas, prometem dar um ar de piso de shopping para a avenida comercial mais antiga de Brasília.
Quem passa diariamente pela Avenida W3 Sul não vê a hora de as mudanças ficarem prontas. Maísa Moreira Souza, 66 anos, trabalha como doméstica em uma casa na 711 Sul há 20 anos. Ela vai a alguma das lojas da W3 praticamente todos os dias e reclama. “Está tudo quebrado, uma vez enfiei meu pé em um buraco e caí de cara no chão”, conta. “A W3 está acabada. As lojas foram todas embora, antigamente aqui era movimentado. Ainda bem que estão reformando antes que acabe tudo”, completa.