07/03/2019, 10:50
528 alunos de escolas rurais recebem material escolar doado
Crianças de quatro escolas rurais do Gama receberam a visita de integrantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Os estudantes ganharam o material escolar arrecadado na campanha Volta às Aulas, organizada pela equipe da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (Proeduc).
As escolas classe Córrego Barreiro e Ponte Alta de Cima e os centros de ensino fundamental Tamanduá e Ponte Alta de Baixo atendem crianças da educação infantil ao 5º ano, com idades entre 4 e 12 anos. Além de entregar as doações, a Proeduc têm atuado há alguns anos na defesa dos estudantes da região.
Neste ano, a campanha teve o apoio do projeto Estojos do Bem. A iniciativa é da servidora do MPDFT Márcia Vale de Sousa, que reúne amigos e familiares para costurar estojos em tecido e entregá-los a estudantes carentes. O projeto doou estojos, já com material escolar, para todas as crianças atendidas pela campanha Volta às Aulas em 2019. “Tem pessoas que aprenderam a costurar só para nos ajudar”, explica a voluntária.
Esta foi a nona edição da campanha Volta às Aulas. O objetivo é recolher material escolar para ser entregue a estudantes de escolas rurais. Em 2019, as doações de integrantes do MPDFT e de voluntários externos foram suficientes para montar 528 kits com estojo, cadernos, lápis, canetas, lápis de cor, borracha e apontador. Todo esse material vai dentro de uma pasta, que os alunos vão poder utilizar durante o ano letivo. É o maior número de estudantes já beneficiados pela iniciativa.
Para a promotora de Justiça Márcia da Rocha, a campanha é importante porque permite aos voluntários exercer a cidadania de uma forma diferente. “As pessoas percebem o quanto podemos fazer pela educação em uma sociedade solidária”, afirma. “Para a Proeduc, que lida diretamente com a defesa da educação, é uma grande emoção ver o envolvimento de todos.”