Menu

17/10/2023, 21:17

5ª edição do Festival Internacional de Cooperação supera expectativas

Terminou no último sábado, dia 16, a 5ª edição do Festival Internacional de Cooperação (FICOO). Foi a primeira vez que o evento ocorreu na capital federal, sob a promoção do Projeto Cooperação, em parceria com o Colégio Marista de Brasília, e apoio do Ministério do Meio Ambiente, Unipaz, Sescoop-DF, Sescoop-GO, além de outras 20 organizações da sociedade civil.

Com a proposta de promover a cooperação e a conexão entre pessoas e organizações, o FICOO reuniu 280 participantes de todo o país.

Durante o FICOO 2023, foram realizadas três conferências com quatro conferencistas, dois Painéis Colaborativos com sete palestrantes, dez Oficinas, quatro Rodas de ConversAção, 19 Vivências, Desafio FICOO, oito intervenções da Trupe da Cooperação, além de atividades de conexão, Feira de Boas Práticas, Mercado Colaborativo, Cine Fusca e Festa Diver. O ponto alto do evento foi a colaboração em si. Em um evento colaborativo como o FICOO, cada momento se torna especial devido à qualidade da presença de cada participante e aos relacionamentos que são formados, tornando o festival uma referência na Cultura da Cooperação no Brasil. 

A realização do evento tende a ressoar na confiança do poder e da beleza da cooperação como uma prática regenerativa da vida em todas as suas dimensões e situações. A Experiência da DiverCidade FICOO permanece viva em cada participante, lembrando que somos todos parte de uma única HumaUnidade dedicada a promover o bem comum para todos, sem exceção.

Fábio Otuzi Brotto, cocriador do FICOO e cofundador do Projeto Cooperação, ficou muito satisfeito com o resultado do evento e resumiu toda essa experiência em uma frase: “Pessoas, grupos e organizações engajadas para fazer aconteSer um mundo mais colaborativo e regenerativo a partir da realização de seus Mínimos Passos Elegantes”, diz.

O FICOO 2023 demonstrou, ainda, a importância da cooperação e da conexão para construir um mundo mais harmonioso e inclusivo. A próxima edição, em 2025, promete seguir essa tradição de unir pessoas em prol do bem comum, celebrando a diversidade e a cooperação. Para mais informações sobre o FICOO e futuras edições, acesse FICOO e Projeto Cooperação.

Sobre o Projeto Cooperação – O Projeto Cooperação nasce em 1992, na cidade de Santos (SP), com a missão de oferecer soluções colaborativas para o desenvolvimento individual e coletivo por meio de consultorias, palestras, oficinas, cursos, publicação de artigos e livros, além de duas pós-graduações pioneiras (Jogos Cooperativos e Pedagogia da Cooperação) e eventos nacionais e internacionais, como o Festival Internacional da Cooperação (FICOO). Milhares de pessoas e centenas de organizações fazem parte dessa comunidade, comprometidas em servir ao bem comum por meio de Jogos Cooperativos, Metodologias Colaborativas e da Pedagogia da Cooperação.