19/03/2019, 13:37
Trump diz a Bolsonaro que o Brasil e os EUA “nunca estiveram mais próximos”
O presidente Jair Bolsonaro chegou à Casa Branca às 13h04 desta terça-feira (19) para sua primeira reunião bilateral com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Mais cedo, o presidente brasileiro se reuniu com o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro.
Bolsonaro está desde domingo (17) em Washington para sua primeira visita oficial aos EUA, a segunda viagem internacional de seu mandato. O presidente se hospedou na Blair House, residência que o governo norte-americano reserva para chefes de Estado em visitas oficiais.
O encontro privado com Trump é o principal compromisso dos três dias de agenda de Bolsonaro em Washington. Após a audiência privada dos presidentes, haverá um almoço de trabalho, com reunião ampliada. Em seguida, Bolsonaro e Trump farão uma declaração conjunta à imprensa.
O comunicado deve mencionar a crise na Venezuela e como Brasil e EUA pretendem atuar unidos pela democracia na América Latina, fazendo uma crítica especial ao “socialismo” de Maduro.
Trump também afirmou que os Estados Unidos vão apoiar a entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).