Menu

04/04/2019, 11:49

Rindo na cara do perigo

por André Cunha

Você já parou pra pensar sobre como deve ser a cena do stand-up comedy na Somália? Pois é, Larry Charles, diretor das comédias Borat (2006) e Bruno (2009), não só parou e pensou como vendeu a ideia pra Netflix e foi lá conferir. Confira você também assistindo a excelente série Larry Charles: O Perigoso Mundo da Comédia, já disponível na plataforma. Além da Somália, Larry percorre outros lugares perigosos, como Iraque, Arábia Saudita, Nigéria e Libéria. A grande sacada é tratar o tema da comédia perigosa não só do ponto de vista conceitual, mas geográfico. Iraque, Libéria e Somália passaram por guerras recentes que deixaram centenas de milhares de mortos. O medo ainda está nas ruas, as cicatrizes permanecem abertas, quase todos os entrevistados perderam familiares e amigos na guerra e presenciaram cenas chocantes e traumatizantes. Felizmente, há um santo remédio: o humor. Do que e de quem as pessoas riem nas situações mais extremas? Quais os comediantes preferidos dos genocidas? Quanto tempo devemos esperar antes de zombar de um morto?

 

O ponto alto é quando Larry encontra Joshua Milton Blahyi, o temido líder de uma facção que barbarizou a população da Libéria na guerra civil dos anos noventa. Conhecido como Butt Naked, ou Bunda Nua, em função do seu extravagante hábito de ir pra guerra pelado, reconhecidamente um dos homens mais cruéis do mundo, envolvido com chacinas, canibalismo e sacrifícios humanos, ele reponde as perguntas de Larry Charles numa rua escura – sem seguranças, sem policiais, sem nada. Sim, o mesmo Larry que escrevia todas aquelas perguntas desagradáveis que Sacha Baron Cohen fazia pra irritar as pessoas. Larry não consegue conter a curiosidade: como é o gosto da carne humana? Bunda Nua revela: de carne de porco. Larry pergunta como era preparada. Bunda Nua garante que era assada, menos o coração, comido cru por motivos ritualísticos. A situação lembra aquele livro do Foster Wallace, Breves Entrevistas com Homens Hediondos (Cia das Letras).

 

As situações são surreais. A edição, sagaz. A produção, corajosa. Tudo isso ao seu dispor, ao alcance de um clique, no aconchego e segurança da sua casa. Que puta mundo insano! Só rindo!

 

Tags: , ,