06/05/2019, 12:23
Embaixador do Vietnã concede Medalha da Amizade a jornalista Fabiana Ceyhan
por Isabel Almeida
Na sexta-feira, (3/04), o embaixador do Vietnã, Do Bah Khoa, recebeu convidados na embaixada do Vietnã para uma cerimônia de condecoração a dois brasileiros. A jornalista Fabiana Ceyhan, editora do portal Brasília In Foco foi agraciada com a ” Medalha da Amizade”, a honraria é a mais alta condecoração concedida pelo Governo do Vietnã, e é a primeira vez que uma jornalista é agraciada, geralmente a medalha é concedida as altas autoridades. Já o ex-secretário Indústria e Comércio do Estado de Goiás William Leyaer O’Dwyer, foi agraciado com a medalha em homenagem aos serviços prestados na promoção do comércio bilateral entre Brasil e Vietnã.
O embaixador aproveitou a ocasião para falar dos 30 anos de parceria, cooperação e amizade entre seu país e o Brasil. E apresentou dados que comprovam um crescimento extraordinário dos acordos comerciais bilaterais de US$ 39 milhões para US$ 4,2 bilhões. E explicou que Brasil exporta para o Vietnã produtos agrícolas como milho, feijão, café, como também borracha e minério de ferro. Já o governo brasileiro importa do país asiático principalmente calçados e produtos eletrônicos.
Começa as festividades da Semana Europa
No sábado (4/04), a Aliança Francesa foi palco de um festival internacional, onde era possível comprar comidas típicas de vários países como Paella espanhola, cervejas irlandesas e alemãs, sanduíches com croissant francês, pastéis de Belém portugueses, batatas fritas e até chocolates belgas, além de livros e lembrancinhas. Mais de 10 mil pessoas passaram pelo bazar europeu que também teve apresentação musical e dança. Comemorando 15 anos, a Semana da Europa trás ao público uma ampla agenda cultural que inclui música, cinema, esporte, gastronomia, debates, entre outras atividades, de 4 a 19 de maio. Veja toda a programação no site http://www.bsbflash.com.br
Embaixada do Japão comemora novo imperador
O embaixador do Japão Akira Yamada, promoveu um jantar na embaixada na quinta-feira (3/04), para comemorar a ascensão ao trono do novo imperador Naruhito. Esta foi a primeira vez que um monarca deixou o posto em vida em dois séculos de história. No Japão, o imperador não governa — ele é o símbolo do Estado-, conforme prevê a Constituição do país, em vigor desde 1947.
O novo imperador já mantém relações com o Brasil, esteve aqui em 1982, 2008 e 2018. Sua última visita foi no ano passado em Brasília. O embaixador Yamada afirmou que apesar da distância geográfica, a relação entre a família imperial japonesa e o Brasil é muito próxima. “Os membros da Família Imperial sempre tiveram um carinho muito grande com o Brasil e os japoneses e descendentes que vivem aqui. Espero que a relação entre nossos países fique cada vez mais próxima”, afirmou.
Tags: mundo diplomatico